Um dos momentos mais marcantes da versão original de Pantanal e que vem sendo bastante aguardado por grande parte do público, é quando José Leôncio (Marcos Palmeira) finalmente irá se transformar no Velho do Rio, a entidade cercada de mistério na atual novela das 21h da Globo.
O protagonista acabará morrendo no final da trama, mas a sua morte o fará assumir o papel da entidade, que na realidade é o seu pai, interpretado por Osmar Prado. A cena em que ele assumirá o posto de Velho do Rio deve ir ao ar no último capítulo da novela, no próximo dia 07 de outubro. O desfecho da trama, no entanto, foi gravado no último sábado (24), e para dar vida ao personagem enigmático, Marcos Palmeira precisou passar por uma pequena transformação visual.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
O ator de 59 anos teve de realçar os fios brancos na barba e ganhou como traje uma roupa mais suja e um cajado, que são marcas do personagem. O novo Velho do Rio também terá uma capa por cima da sua roupa, imitando a caracterização da entidade original. Nas últimas cenas, já como Velho do Rio, José Leôncio aparece no tronco de uma árvore, sentado às margens do rio.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pantanal foi exibida originalmente pela extinta TV Manchete em 1990, depois de ter sido rejeitada pela própria Globo. O atual remake, protagonizado por Marcos Palmeira, Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa e Dira Paes, é adaptado por Bruno Luperi, que é neto de Benedito.