Na primeira fase da novela Renascer, exibida atualmente no horário das 21h, o coronel Belarmino (Antonio Calloni) foi assassinado com alguns tiros após matar o seu inimigo, o também coronel Firmino (Enrique Diaz) numa das cenas mais emblemáticas da trama. Nos próximos capítulos da trama, teremos finalmente a revelação de que José Inocêncio (Marcos Palmeira) foi o responsável pelo crime.
O protagonista da trama, vale recordar, tinha motivos de sobra para querer se vingar do rival. Ele havia sido jurado de morte desde que chegou nas terras sob o domínio do coronel, tendo até mesmo simulado o próprio velório para descobrir quem estava tentando matá-lo constantemente.
Caso o autor Bruno Luperi siga o roteiro original José Inocêncio deverá deixar subentendida a sua responsabilidade no crime em conversa com o pastor Lívio (Breno da Matta), que o questionará sobre a possibilidade de ter matado o criminoso na história original de Benedito Ruy Barbosa.
Veja também — Antes de morrer, José Inocêncio ganha o perdão de João Pedro e tem final emocionante em Renascer
José Inocêncio afirmará que, caso ele tenha sido o responsável pelo crime, então também foi ele quem roubou o dinheiro que havia dado ao Coronel pelo pagamento das roças. O protagonista ainda colocará o pastor contra a parede, questionando se o religioso acredita que ele seria mesmo capaz disso.
Lívio deixará claro que acredita ter vindo de José Inocêncio o tiro que tirou a vida de Belarmino — o que o possibilitou entregar à esposa do falecido o dinheiro que já havia dado a ele. O silêncio de José Inocêncio será uma espécie de confissão, deixando subentendido que o padre estará correto.