Apesar de conseguir escapar da morte por várias vezes ao longo do remake de Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) acabará sendo derrotado por ela no último capítulo, quando João Pedro (Juan Paiva) arrancar o facão do fazendeiro dos pés da árvore gigante. No mais, vale ressaltar que o jovem também decidirá perdoar o pai por tudo de ruim que ele lhe fez em uma cena que tem tudo para emocionar o público na trama de Bruno Luperi.
Só lembrando que, na versão adaptada, Inácia (Edvana Carvalho) já tem feito previsões relacionadas a morte do patrão. Na ocasião, a veterana chegou a sonhar que o caçula dava uma facada no patriarca, enquanto Mariana (Theresa Fonseca) observava tudo à distância. Caso a versão adaptada por Luperi siga a original, o público verá mesmo o rapaz empurrando o fazendeiro para a morte.
Como foi a morte de Inocêncio na versão original?
No folhetim de Benedito Ruy Barbosa, exibido em 1993, o protagonista, vivido por Antonio Fagundes, levou um tiro durante uma tocaia, precisando utilizar até mesmo cadeira de rodas na reta final, uma vez que ele se encontrava debilitado e havia sofrido um acidente quando retornava da cidade. Porém, como ele era teimoso, se recusou a receber tratamento e, com isso, agonizou no leito de morte.
Lá, ele começou a delirar e, então, pediu para João Pedro (Marcos Palmeira) chamar Maria Santa (Patrícia França). “Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho”, comentou o rapaz, que, percebendo o sofrimento do genitor, foi atrás do facão do produtor de cacau nos pés do jequitibá. Depois, ele recorreu a mãe morta para localizar o objeto e desenterrá-lo.
Em seguida, João entregou o facão ao pai e explicou a razão de ter feito isso. “Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito”, confessou. Nessa hora, o veterano se emocionou, pegou o facão e agradeceu o filho. “Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá”, disse.
“Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho”, revelou João, chorando. Aliás, o jovem ainda fez questão de pedir perdão ao pai. “Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso”, finalizou Inocêncio, antes de partir.