Ex-todo poderoso da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, deixou uma dica de como arrumar uma novela problemática. Isso acontece ao mesmo tempo em que a Globo leva ao ar Mania de Você, uma das novelas mais fracassadas em seus 60 anos de existência.
O executivo, que é pai de Boninho e ex-vice presidente de operações da TV Globo, relembrou um dos maiores fiascos da história da emissora: Anastácia, a Mulher Sem Destino. Exibida em 1967, a trama escrita por Emiliano Queiroz virou uma grande dor de cabeça.
Boni, então, chamou Janete Clair para assumir o comando da novela e a autora promoveu um grande terremoto, recomeçando a história do zero.
Boni dá dica para salvar novela fracassada
Em seu perfil no TikTok, o ex-chefão da Globo recordou o episódio em vídeo publicado nesta quarta-feira (19). “Como é que a gente faz para consertar uma novela que vai ficar no ar seis meses e está dando tudo errado? Elenco, cenário… tudo!”, começou ele.
“E aconteceu um desastre desses em Anastácia. Chamamos a Janete Clair para consertar e ela propôs um desastre de verdade: um terremoto. Fez um terremoto imenso, liquidou cenários e mais de sessenta pessoas de um elenco de sessenta e cinco. Janete Clair esqueceu e matou o único personagem que sabia qual era o segredo de Anastácia”, relembrou.
Por fim, Boni lamentou a perda da novelista, que terá seu centenário neste ano. “Grande Janete, faria esse ano 100 anos. Faz uma falta”, disse ele.
Fiasco na Globo
O conselho de Boni vem justamente no momento em que a Globo exibe Mania de Você, um dos maiores fracassos da história de sua dramaturgia. Mesmo com várias reviravoltas, o autor João Emanuel Carneiro não conseguiu virar o jogo.
A pouco mais de um mês do fim, a trama não dá sinais de reação e acumula apenas 21,1 pontos de média na Grande São Paulo, a pior audiência da história do horário. Na Globo, a preocupação é com o baixo ibope que o remake de Vale Tudo vai receber. Seria o terremoto a solução?