Está batido o martelo sobre a escolha da substituta de O Cravo e a Rosa nas tardes da Globo. Responsável por encerrar uma fase difícil enfrentada pela emissora carioca, a novela de Walcyr Carrasco vem atingindo excelentes índices de audiência.
Veja também – Confira 10 expressões populares das novelas que foram inseridas no vocabulário brasileiro
A faixa horária em que o título está ocupando reviveu de uma maneira que ninguém esperava. Afinal, a ideia era criar um programa vespertino que pudesse bater o Balanço Geral, da Record, pois formatos deste gênero costumam faturar mais.
Agora, os bons ventos pedem uma escolha à altura da concorrência registrada pela faixa. Das últimas semanas para cá, três candidatas estiveram na mira dos executivos: o remake de Cabocla (2004), Cheias de Charme (2012) e Chocolate com Pimenta (2003).
Veja também – Fracasso, rejeição e tapa-buraco: Saiba quais foram as cinco reprises mais curtas do Vale a Pena Ver de Novo
Uma série de especulações foi gerada em torno da segunda candidata, depois do encontro das atrizes que viveram as Empreguetes (Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond) na última terça-feira, 09 de agosto.
Porém, todas as possibilidades foram desbancadas por Chocolate com Pimenta, de acordo com informações da colunista Carla Bittencourt. O martelo foi batido há pouco tempo, porque existiu um consenso entre os chefões globais de que a novela é a única capaz de segurar os índices de audiência.
Veja também – Dando a volta por cima: Relembre as cinco vinganças mais bombásticas da história das novelas
Especialistas apontam que trata-se de uma escolha arriscada, pois provoca uma sensação de que o público sempre encontrará romances cômicos nesta faixa. Em caso de algum dia querer lançar uma novela de outro gênero no horário pós-Jornal Hoje, é muito provável um estranhamento ou rejeição. Por isto a escolha de Cheias de Charme aparentemente era melhor.
Segundo Carla Bittencourt, boa parte da motivação para esta escolha está no fato de que Walcyr Carrasco deve receber máximo prestígio, já que a partir de abril de 2023 ele retorna à faixa das nove da Globo com Terra Vermelha, título provisório da substituta de Travessia.
A novela das nove de Walcyr será uma espécie de trama derivada de Alma Gêmea (2006), uma vez que contará a história dos Terena, povo indígena retratado na novela das seis na pele de Serena (Priscila Fantin). Parte do novo folhetim se inspirará na Lenda das 700 Luas, um mito da cultura sul-mato-grossense.
Veja também – Saiba qual ator de Alma Gêmea abandonou a carreira e está isolado numa ilha
Com isto, Chocolate com Pimenta estreia a partir da segunda quinzena de setembro, em dobradinha com a reta final de O Cravo e a Rosa. Na TV aberta, trata-se da terceira vez que a novela será reapresentada. Somando-se com a reprise no Canal Viva, a substituta de O Cravo e a Rosa já recebeu um total de quatro reprises.
Originalmente exibida entre 2003 e 2004, Chocolate com Pimenta teve Jorge Fernando na direção de núcleo e Fabrício Mamberti e Fred Mayrink na direção geral. É baseada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár, e tem Mariana Ximenes e Murilo Benício estrelando os papéis principais.