A Globo tem em seu acervo muitas novelas que ainda não foram reapresentadas para o público. Os motivos são os mais diversos possíveis, e normalmente tem relação com questões de popularidade. Caso a audiência da versão original não tenha sido muito empolgante, normalmente a emissora costuma fazer de conta que a novela nunca existiu e vai parar nas longas fileiras do acervo.
Veja também – Quatro vezes em que a Globo foi detonada por apropriação cultural nas novelas
Porém, tem alguns casos que não tem relação específica com a audiência. É o caso da novela De Corpo e Alma, exibida originalmente em 1992. Com o ocorrido de Daniella Perez e sua trágica morte ocasionada por Guilherme de Pádua, ator com quem contracenava, a autora Gloria Perez fez um pedido para a Globo.
Gloria Perez é mãe de Daniella, que perdeu a vida em circunstâncias bastante delicadas, e proibiu a emissora carioca de reexibir a última novela em que a filha esteve. Portanto, nem no Vale a Pena Ver de Novo e tampouco no Canal Viva, será possível de ver outra vez a novela De Corpo e Alma.
Veja também – Saiba quais novelas de sucesso foram ao ar com gravações concluídas
A única reprise da novela aconteceu quando ela foi exibida para Portugal. O motivo foi uma cláusula contratual entre a Globo e a SIC, porque na época o canal lusófono tinha uma parceria que permitia acesso livre às produções globais.
Assim, Perez teve que se contentar com esta abertura de exceção, diante da multa milionária no caso de quebra de acordo. A autora entendeu, mas pediu que, pelo menos no Brasil, gostaria que De Corpo e Alma ficasse bem guardada no arquivo de fitas da emissora carioca. É de total interesse da Globo continuar respeitando a decisão da autora.