
A Globo armou uma “estratégia de guerrilha” para enfrentar a transmissão do clássico entre Corinthians x Santos, nesta quarta-feira (12), mas não conseguiu evitar um novo vexame de Mania de Você e a derrota para a Record, que também venceu o BBB 25.
A emissora carioca escalou uma edição mais longa do Jornal Nacional e iniciou a novela das nove mais tarde do que acontece normalmente. Além disso, demorou para abrir o primeiro intervalo comercial na tentativa de evitar uma fuga de público.
No entanto, de nada adiantou toda a estratégia. A Record conseguiu alcançar o primeiro lugar no ibope pouco depois das 22h e não saiu mais de lá.
Globo armou estratégia contra a Record
Além de iniciar Mania de Você mais tarde, a Globo evitou abrir intervalo comercial como acontece normalmente, com menos de 10 minutos no ar. O primeiro break da novela das nove entrou somente às 21h56.
A essa altura, a Record já estava a menos de dois pontos de alcançar a liderança na medição de audiência em tempo real. Com o intervalo, a audiência da trama de João Emanuel Carneiro caiu ainda mais. A partida entre Corinthians x Santos assumiu o primeiro lugar poucos minutos depois, por volta das 22h15.
Mania de Você chegou ao segundo lugar
A noite marcou a estreia de Neymar nos clássicos paulistas e uma vitória histórica da Record, que venceu Mania de Você por vários minutos. A novela só foi retomar a liderança em seus últimos minutos no ar, contra o intervalo do jogo.
A Globo, no entanto, logo voltou ao segundo lugar com o início do BBB 25 e o começo do segundo tempo da partida. O reality show comandado por Tadeu Schmidt marcou apenas 14,3 pontos de média, contra 17,6 do futebol na Record. Na sequência, o Cine BBB também foi derrotado por 7,7 a 7,6.
Na média geral, Mania de Você conseguiu ser líder, com 20,0 pontos de média. A trama, porém, desabou a audiência da Globo (antes, o JN marcou 23,0 pontos) e teve menos ibope que Volta por Cima, que conquistou 21,0 pontos de média.
Derrota dupla
Essa não é a primeira vez que uma novela de João Emanuel Carneiro perde para a Record. Em 2015, o folhetim bíblico Os Dez Mandamentos tirou o sono do autor ao vencer a fracassada A Regra do Jogo.
Dez anos depois, a história se repete com Mania de Você.