De olho nos rumores de que até a própria Globo reprovou Um Lugar ao Sol, a Record foi esperta e resolveu montar uma estratégia de guerra. Gênesis será esticada o quanto der, para enfrentar a nova novela das nove e tentar segurar parte do público que pode fugir da líder de audiência.
Veja também – Falido, astro das novelas mexicanas faz desabafo: “Estou profundamente endividado”
Os capítulos de Gênesis, que se encerraria nos próximos dias, têm sido editados com a intenção de que a Record dê um sustinho na Globo e bata de frente com a concorrente número 1. Sem o SBT no retrovisor, o cenário é propício e há grandes chances dessa briga render. Veja momentos parecidos em que a Globo se assustou com as estratégias da Record:
Prova de Amor
Os elogios dados para Prova de Amor são imensos. Os críticos de TV fizeram a Record sofrer ao comentarem o desastre de Metamorphoses. A emissora soube ouvir muito bem as críticas e Prova de Amor veio como o resultado de um nítido processo de amadurecimento.
Ao ouvir as críticas e se inspirar no Padrão Globo de Qualidade, a Record acertou bastante e promoveu uma estratégia que rendeu. Para a sorte dos bispos, Bang Bang estava fracassando na Globo e a Record colocou Prova de Amor para confrontar diretamente com o fiasco dos globais.
Os Mutantes – Caminhos do Coração
Neste caso, a estratégia da Record começou bem antes da estreia da novela. Os Mutantes teve uma primeira versão, intitulada apenas de Caminhos do Coração. Quando entra no ar Os Mutantes – Caminhos do Coração, o que acontece é que a Record aproveita que o público conhecia a história e investe em uma superprodução.
Veja também – Televisa do Brasil? Confira cinco novelas da Globo que pareceram um dramalhão mexicano
Assim, se sente numa zona de conforto que a permite colocar a estreia para digladiar com A Favorita, da Globo. A ideia deu certo e Os Mutantes – Caminhos do Coração foi a maior audiência de um primeiro capítulo de novela da Record até hoje. Foi também por conta da novela de Tiago Santiago que A Favorita quebrou a tradição dos 50 pontos que as novelas das nove da Globo atingiam.
Os Dez Mandamentos
A história de Moisés foi um grande exemplo de estratégia dos bispos que derrotou a Globo. Até hoje, é a maior média geral de uma novela da Record, bem como, a maior derrota já imposta à emissora carioca, que se viu em desespero.
Veja também – Cinco vezes que a Record falhou e foi ao fundo do poço
Ao observar que Babilônia, novela das nove em exibição que na época estava mal das pernas, imediatamente a Record passou a diminuir os intervalos de Os Dez Mandamentos. Em alguns casos, a novela sequer chegou a ter comerciais e isto sugou todo o público da novela das nove da Globo.
Vidas Opostas
Esta novela foi mais um caso da Record que impressionou. A novela teve uma curva ascendente de audiência e, em diversas entrevistas da época, os diretores da emissora afirmavam saber “como bater a Globo”.
Veja também – Cuidado com o chifre: relembre as traições mais marcantes das novelas
Ao se acostumar com a qualidade de produção da época, Vidas Opostas chegou em uma zona de conforto pela qual os telespectadores acabaram se empolgando com o que viam. Há alguns anos atrás, uma das maiores autoras da Globo, Gloria Perez, teceu elogios publicamente sobre Vidas Opostas.
Chamas da Vida
A estratégia adotada em Chamas da Vida foi um pouco parecida com aquilo que o SBT costuma fazer. A novela estreou batendo de frente com os últimos minutos do Jornal Nacional. Depois, foi realocada para ser exibida imediatamente ao término de A Favorita, novela das nove exibida na época.
Veja também – Destaque em Da Cor do Pecado, atriz abandona carreira e rejeita retorno às novelas; saiba quem!
Só que, ao longo de sua exibição, mudou de horário outras duas vezes e, sempre, observando as quedas de audiência que A Favorita costumava ter. Foi sucedida pela primeira versão da trilogia de Os Mutantes e serviu de sala de espera para a segunda temporada da novela de Tiago Santiago.