A morte misteriosa de Martinho (Cláudio Curi) e Raimundo (Romulo Delduque) acabou resultando na fuga de Belchior (Ewerton de Castro) devido a pressão que sofreu de Perpétua (Sylvia Bandeira).
Porém, o jardineiro não conseguirá ficar por muito tempo escondido e logo será encontrado por Francisco (Jonas Mello), que estará armado e disposto a saber o que o funcionário tem de informação sobre o tal homicídio.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Escrava Isaura
No entanto, percebendo a intenção do capataz para com ele, Belchior acabará se livrando das garras do mesmo e fugirá, após bater em Francisco, fato este resultará em uma perseguição. Contudo, o carrasco terá um desmaio nesse momento e será encontrado desacordado pelo Sargento Aloísio (Rodrigo Zanardi).
Desta forma, ele será conduzido até a delegacia para prestar depoimento. Lá, o Comandante decretará a prisão do mesmo e também de Belchior, que ainda se encontrará foragido. Não perca as emoções e surpresas de A Escrava Isaura, de segunda a sexta, às 15h15, na Record TV.
Envenenamento de Isaura
Após ter aprontado com Álvaro (Theo Becker), agora será a vez de Branca (Renata Dominguez) mexer com Isaura (Bianca Rinaldi) e quase matá-la na trama escrita por Tiago Santiago. Isso porque, a megera envenenará a protagonista ao colocar veneno em sua comida na prisão.
Tudo começará quando a vilã aparecer na cadeia e encontrar a rival. Lá, ela ameaçará a mocinha de morte e conseguirá despistar Rosauro (Daniel Alvim), que estará levando o jantar para a detenta, para colocar veneno na comida. Sem tomar conhecimento de tal atitude, Isaura, então, comerá.
Minutos depois, a filha de Miguel (Jackson Antunes) sentirá os efeitos do líquido que ingeriu e, com isso, passará a se contorcer de dor. Desta forma, ela gritará e chamará os guardas para socorrê-la. Logo depois, Isaura afirmará ter sido envenenada.
Com o passar do tempo, a notícia acabará se espalhando. Sendo assim, Tomásia (Mayara Magri), Sebastião (Paulo Figueiredo) e Álvaro ficarão sabendo sobre o ocorrido com a escrava. Ao chegar na cadeia, Diogo (Luigui Palhares) examinará a protagonista e dirá aos soldados que ela precisa ser retirada de lá.
Contudo, o Comandante se recusará a liberar Isaura, que receberá ventosas nas costas. Por outro lado, Rosauro comentará acerca da visita de uma bela moça na cadeia. Nessa hora, Álvaro, que também estará lá, mentirá ao dizer que foi ele o responsável por matar Leôncio (Leopoldo Pacheco) com o objetivo de salvar a amada que estará passando mal.
Com isso, o rapaz será preso e julgado por um crime que não cometeu, mesmo após ter dito ao Comandante, posteriormente, que era inocente e mentiu por causa da saúde de Isaura, a qual será libertada.
A recuperação
A saída da cadeia, devido a ajuda de Álvaro, foi de suma importância para a recuperação de Isaura, que, ao ser medicada, acabará melhorando aos poucos. Apesar de ainda delirar, ela só retomará a consciência quando André (Deo Garcez) aparecer com o antídoto.