Em Pantanal, Zuleica (Aline Borges) e os filhos acabarão herdando as terras de Tenório (Murilo Benício) na região do Mato Grosso. Isso acontecerá após o desonesto morrer na novela das 21h da Globo. Enquanto isso, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré) formarão um casal de milhões e deixarão juntos o Pantanal.
Depois de descobrir que anda levando chifre, Tenório expulsará Bruaca de casa e ela passará a morar em uma chalana. Logo depois, Zuleica irá ocupar o lugar da mãe de Guta (Julia Dalavia) na fazenda e nunca mais deixará o local.
No entanto, Tenório acabará sendo assassinado por Alcides. O peão vai matar o patrão após ter sido “castrado” por ele. Na ocasião, o personagem de Juliano Cazarré surpreenderá o fazendeiro e enfiará uma zagaia (espécie de lança) em sua barriga. Tenório, por sua vez, não resistirá e morrerá na beira do rio.
Após isso, Maria Bruaca e Alcides decidirão abandonar o Pantanal, deixando a fazenda nas mãos de Zuleica. A “número dois” de Tenório, então, decidirá tornar as terras produtivas e ajudará os filhos na lida com o gado. Guta também permanecerá na fazenda e terá um filho de Marcelo. Vale destacar que, em breve, o público descobrirá que o rapaz não é filho legítimo de Tenório e, portanto, ele e Guta não estarão cometendo incesto.
As cenas devem ir ao ar apenas na reta final da novela das nove da Globo.
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – na extinta Rede Manchete em 1990. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.