
Na reta final de História de Amor, o destino de Dalva (Ana Rosa) será amargo. Obcecada por status e conforto, ela vai acabar pagando caro por suas escolhas. Depois de passar boa parte da novela infernizando a vida de Joyce (Carla Marins) e Helena (Regina Duarte), a veterana terminará sozinha, sem conquistar o tão sonhado “lugar ao sol”.
Movida pela ambição, Dalva tentará se aproveitar da nova fase de Caio (Ângelo Paes Leme), que ganhará um apartamento no Rio de Janeiro, presente de sua chefe, Silvana (Beatriz Lyra). De olho nisso, ela vê aí uma chance de se mudar para a capital e desfrutar do sucesso do filho. Mas as coisas não vão sair como ela imagina.
Mesmo depois do nascimento de Alice, a filha de Joyce e Caio, Dalva continuará aprontando. Ela vai tentar afastar o filho da ex-nora e, num dos momentos mais tensos da trama, vai acusar Joyce de estar interessada apenas no dinheiro dele. A provocação será demais para Helena, que perderá a paciência e vai protagonizar um verdadeiro barraco com a rival.
Essa briga entre as duas mulheres vai provocar uma crise familiar. Joyce ficará furiosa com a nora, acusando-a de sabotar seu relacionamento com Caio. Já o rapaz tomará uma decisão definitiva: romperá com Dalva, deixando bem claro que a mãe não tem espaço em sua nova vida e exigindo que ela se afaste de vez.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de História de Amor
Sem o apoio do filho e longe da vida de luxo que tanto queria, Dalva acabará sendo escorraçada e, sem saída, voltará para Teresópolis. Lá, retomará sua rotina simples ao lado de Urbano (Sebastião Vasconcelos), cuidando da casa, bem distante dos sonhos de riqueza que ela tanto alimentou.