No desfecho de Alma Gêmea, Hélio (Erik Marmo) decide seguir em frente e esquecer Serena (Priscila Fantin). Compreendendo que sua relação com a índia será somente de amizade, o rapaz engata um novo romance com outra personagem e tem um final feliz.
Mesmo se conformando com o papel de amigo, Hélio continuará sendo o braço direito de Serena. Ele estará ao lado dela em todos os momentos difíceis que a mocinha ainda enfrentar na trama, ouvindo suas lamentações após cada briga com Rafael (Eduardo Moscovis) e enfrentando com ela as armações de Cristina (Flávia Alessandra).
Mais adiante na trama, Serena decide investigar suas vidas passadas através de sessões de regressão e descobre que Hélio foi seu irmão em outra encarnação. Esta revelação explica a forte conexão fraterna entre eles, que permanecerá inabalável até o fim do folhetim.
Enquanto isso, Hélio conhece Sabina (Aisha Jambo), que chega à cidade de Roseiral acompanhada do médico espírita Julian (Felipe Camargo). Sabina, assistente de Julian, é uma mulher sensitiva e de bom caráter, filha de nobres da Martinica. Porém, sua chegada não será fácil, já que ela chegará a ser alvo de racismo.
O romance entre Hélio e Sabina enfrentará a resistência da família de Hélio, especialmente da sua mãe, Ofélia (Nicette Bruno), que não esconde seu preconceito. No entanto, o amor entre Hélio e Sabina se mostrará mais forte que essas barreiras, e eles acabarão se casando nos capítulos finais da novela.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Enquanto isso, Serena e Rafael seguirão seus destinos juntos. Em um desfecho emocionante, os dois morrem juntos, mas continuarão unidos em outras vidas.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.