Em Tieta, Cinira (Rosane Gofman) e Amorzinho (Lília Cabral) passam por grandes transformações. No início da trama, as duas se dedicam a fofocar e julgar a vida dos outros em Santana do Agreste, sempre defendendo os valores de “moral e bons costumes”, especialmente sob a influência de Perpétua (Joana Fomm). Porém, com o tempo, Cinira e Amorzinho começam a questionar esse modo de vida, e isso levará as duas a tomarem rumos inesperados na trama.
Cinira, que antes era uma mulher tímida e submissa, se vê envolvida com Jairo (Elias Gleizer), que lhe propõe casamento. Ao longo da novela, ela supera suas inseguranças e, no final, aceita a proposta de Jairo. O casamento acontece nos últimos momentos da trama, e o casal parte para a lua de mel, retornando à cidade mais feliz do que nunca.
Já Amorzinho, depois da perda do marido, começa a se aproximar de Amintas (Roberto Bonfim), e sua relação com ele vai se aprofundando. Tieta (Betty Faria) terá um papel fundamental nessa transformação, mostrando a jovem que ela não precisa de um homem para ser feliz. Esse despertar a faz se afastar das rígidas convenções de Perpétua e começar a traçar seu próprio caminho.
No último capítulo da novela, Amorzinho decide viver fora das convenções tradicionais. Mesmo continuando com Amintas, ela deixa claro que não deseja se casar, preferindo manter uma relação livre de formalidades. Ela escolhe estar ao lado dele apenas quando se sentir feliz, dando um importante passo para sua independência emocional.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.