Em Alma Gêmea, Agnes (Elizabeth Savalla) enfrentará um final doloroso ao perder sua mãe e sua “filha”, Serena (Priscila Fantin), pela segunda vez. Apesar disso, a personagem encontrará um novo amor, Ciro (Michel Bercovitch), que a ajudará a superar o luto e a seguir em frente.
Primeiro, Agnes terá que lidar com a morte trágica de Serena. Tudo começa quando Rafael (Eduardo Moscovis), ao tentar salvar a amada de um tiro disparado por Cristina (Flávia Alessandra), acaba sendo atingido e morre. Serena, por sua vez, sofre profundamente com a perda do grande amor, a ponto de ter um ataque cardíaco fatal. No entanto, ela morre em paz, sabendo que cumpriu sua missão. Com isso, os dois se reencontram em outras vidas, como já havia acontecido antes.
No entanto, essa segunda perda é ainda mais dolorosa para Agnes, já que Serena, na verdade, era a reencarnação de Luna (Liliana Castro), que tinha falecido no começo da trama após ser baleada por Guto (Alexandre Barillari).
No último capítulo da novela, haverá uma passagem de tempo, mostrando os personagens mais velhos e em contextos de vida completamente diferentes. A ausência de Adelaide nessa fase final sugere, de forma sutil, que a personagem faleceu ao longo dos anos, devido à idade avançada, embora isso não seja explicitamente dito na trama.
A novela também mostrará Agnes mais velha, agora com cabelos brancos, ao lado de Ciro, evidenciando que ela finalmente encontrou felicidade e paz após muito sofrimento.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.