
Em História de Amor, novela em reprise na Globo, Assunção (Nuno Leal) ainda alimenta a esperança de voltar a andar. No entanto, no último capítulo da trama escrita por Manoel Carlos, após avaliar um exame decisivo da coluna do veterano, o médico será direto: não há qualquer chance de recuperação.
Na novela, Assunção sofreu um acidente após uma briga acalorada com Helena (Regina Duarte). Ele foi rapidamente levado ao hospital, onde passou por uma cirurgia de emergência. Ao despertar, ficou devastado ao perceber que não sentia as pernas. Os médicos o orientaram a iniciar fisioterapia e explicaram que só com o tempo poderiam dizer se ele voltaria a andar.
Já no último capítulo da trama, após algum tempo, Assunção retornará ao hospital para realizar exames. O médico, após analisar os resultados, sentará para uma conversa séria com Assunção, que estará acompanhado da esposa. O pai de Joyce (Carla Martins), visivelmente nervoso, pedirá que lhe diga a verdade.
“Tem que ser a verdade… nessas horas, só a verdade pode ajudar, porque a esperança — que muitas vezes é a fonte da nossa vontade de viver — deve ser abolida. Não por pessimismo ou negativismo (…), mas para que a esperança não obstrua a realidade”, refletirá o médico.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de História de Amor
Assunção, por sua vez, pedirá que o médico seja direto. Nesse momento, o profissional cortará todas as esperanças que Assunção ainda tinha de se recuperar. “A sua invalidez é irreversível. Você não vai mais andar”, finalizará.





