Condenado à morte, após mentir para a polícia ao dizer que matou Leôncio (Leopoldo Pacheco), Álvaro (Theo Becker) começará a ser julgado no capítulo que vai ao ar na próxima semana em A Escrava Isaura, que, por sinal, será o último.
Para começar, André (Déo Garcez) e Rosa (Patrícia França) sentarão na cadeira das testemunhas com o objetivo de falar o que sabem. Depois deles, será a vez de Belchior (Ewerton de Castro), que jurará dizer somente a verdade pelo fato de gostar muito de Isaura (Bianca Rinaldi).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Escrava Isaura
Enquanto isso, Malviva (Maria Ribeiro) cochichará no ouvido de Sebastião (Paulo Figueiredo), Francisco (Jonas Mello) se mostrará inquieto e Rosa nervosa. Será nesse momento que o jardineiro abrirá o jogo e acusará Francisco de ter praticado o homicídio contra seu patrão.
Por outro lado, Serafina (Maria Cláudia) encontrará suas joias nas roupas do capataz, o qual será condenado a pena de morte. No final das contas, Álvaro será declarado inocente e absolvido de seu julgamento.
Já em liberdade, o filho de Perpétua (Sylvia Bandeira) pedirá a mão de Isaura em casamento e ficarão juntos por mais de 60 anos. “Tiveram filhos, netos e bisnetos”, avisará a narração. Vale ressaltar que a novela terminará na próxima terça-feira (18) para dar lugar à A Escrava Mãe.