Em Alma gêmea, ao longo da trama de Alma Gêmea, Adelaide (Walderez de Barros) enfrenta vários desafios e decepções que abalam sua saúde física e emocional, principalmente pelas maldades de Cristina (Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lúcia Torre). Apesar da fragilidade, Adelaide se mantém firme em sua posição de matriarca da família, mas não resistirá ao tempo.
No seu último capítulo, a trama terá uma passagem de tempo, marcando o encerramento da novela com os personagens mais velhos e em situações de vida completamente transformadas. A ausência de Adelaide nessa fase final indicará, de forma sutil, que a personagem faleceu ao longo do tempo, devido a idade avançada, mesmo que isso não fique explícito na história.
A novela, no entanto, ainda revelará Agnes (Elizabeth Savalla) mais velha, agora com cabelos brancos, ao lado de Ciro, mostrando que ela encontrou a felicidade e a paz após tantos anos de sofrimento na família. Agnes, portanto, será a única filha sobrevivente de Adelaide, já que Débora terá morrido envenenada.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Quem fica com a herança de Adelaide?
Na reta final da trama, Adelaide, ainda viva, decidirá deixar sua herança para Serena (Priscila Fantin), depois de considerar que a jovem é realmente a reencarnação da sua neta, Luna (Liliana Castro). Porém, no desfecho da novela, Serena também morre ao lado de Rafael (Eduardo Moscovis), mas seus espíritos seguem juntos em outro plano. E com a morte de Serena, a herança deixada por Adelaide é transferida para Felipe (Sidney Sampaio) e para Terê (David Luca), o fiel amigo da protagonista.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.
Não quero que serena morri ela não teve vida com rafael