
Depois de ter sua novela das nove adiada, Gloria Perez também perdeu o contrato fixo com a Globo. A autora, que já estava na corda bamba desde o ano passado, agora escreve tramas por obra para a emissora.
Atualmente, a novelista está escrevendo uma trama para a faixa das 21h, mas ainda sem previsão de ir ao ar. Inicialmente, a obra estava prevista para ir ao ar após o fim do remake de Vale Tudo, mas a Globo mudou de ideia e antecipou Três Graças, de Aguinaldo Silva, adiando a estreia do folhetim da escritora para 2026.
Gloria entrou na emissora carioca em 1983 e logo no ano seguinte já estreou no horário nobre com Partido Alto (1984). Após uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, ela retornou à Globo no início dos anos 90, quando firmou um contrato fixo mantido até os últimos meses.
Durante essa longa trajetória, a novelista escreveu tramas que marcaram época como Barriga de Aluguel (1990), O Clone (2001), América (2005), Caminho das Índias (2009) e A Força do Querer (2017). Sua última novela foi a fracassada Travessia, encerrada em 2023.
Rumores de demissão
Desde então, Gloria Perez passou a desenvolver uma nova novela para o horário das nove. Em meio a isso, este que vos escreve recebeu uma informação em fevereiro de 2024 de que a Globo não renovaria o contrato da autora. Na ocasião, procurei a Gloria e a Globo. Ela não se pronunciou e a emissora negou a informação.
Em outubro do ano passado, a Globo anunciou a nova trama da novelista durante o lançamento da programação 2025, em São Paulo. Com estreia marcada para outubro deste ano, a obra substituiria Vale Tudo na fila das 21h.
Recentemente, no entanto, a emissora informou uma mudança, com o adiamento da trama de Gloria para que ela tivesse mais tempo para trabalhar na sinopse. Nos bastidores, a informação é de que a direção do canal pediu mudanças por considerar a novela polêmica, mas a escritora estaria resistindo aos pedidos de alteração.
Gloria Perez saiu da Globo?
Agora, segundo informações da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, Gloria Perez não tem mais contrato fixo com a Globo. Ela tem firmado apenas um vínculo com obra com a rede para escrever apenas uma novela, que até o momento segue sem previsão para entrar no ar.
Procurada pela publicação, a Globo confirmou que a autora teve contrato para apenas uma novela. “A nossa parceria com a Gloria Perez foi renovada por obra. E como já falamos, foi combinado que a autora teria mais tempo para desenvolver uma nova novela para a TV Globo”, diz a emissora em nota.
A autora, inclusive, foi uma das poucas que não participou da reunião que a direção da Globo teve com seus autores em novembro do ano passado, conforme o RDN noticiou com exclusividade ontem.