Figurinha carimbada nas novelas das seis de Walcyr Carrasco nos anos 2000, Andrea Avancini voltou ao ar na reprise de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo. Ela, que interpreta a invejosa Terezinha, no entanto, não queria ser atriz.
No folhetim em reprise nas tardes da Globo, Andrea dá vida à simples e brega Terezinha, que divide o quarto com Dalila (Fernanda Machado) na pensão de Divina (Neusa Maria Faro). Ela tira a jovem do sério por usar seus perfumes, esmaltes e a maquiagens sem permissão.
A mulher se mudou para Roseiral para estudar e se tornar professora, mas acabou indo trabalhar como garçonete no restaurante de Olívia (Drica Moraes). No decorrer do folhetim, no entanto, Terezinha se envolve com Raul (Luigi Baricelli), que a usa para colocar suas maldades em prática. Boba, ela acredita que o crápula gosta dela, mas é passada para trás.
Atriz de Alma Gêmea é filha de ex-diretor da Globo
Intérprete da Terezinha de Alma Gêmea, Andrea Avancini é filha do escritor, autor e diretor Walther Avancini (1935-2001), que dirigiu várias novelas da Globo — ele morreu em 2001, enquanto dirigia A Padroeira. Ela também é irmã do diretor Alexandre Avancini.
A atriz estreou na televisão em Moinhos de Vento, minissérie exibida pela Globo em 1983. Em seguida, esteve em novelas como Amor com Amor se Paga (1984), Pedra Sobre Pedra (1992), A Próxima Vítima (1994), entre outras.
Ela teve uma rápida passagem pelo SBT na década de 1990, assim como pela extinta TV Manchete, onde fez novelas como Xica da Silva (1996) e Mandacaru (1997) — todas dirigidas por seu pai.
Em seu retorno à Globo, Andrea participou de quatro novelas, sendo três delas assinadas por Walcyr Carrasco: A Padroeira (2001), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea. Na sequência, ainda fez O Profeta (2006), também no horário das seis.
Andrea Avancini não queria ser atriz
Apesar de ser criada numa família envolvida com televisão, Andrea inicialmente não queria ser atriz. Seus planos eram bem diferentes, com o desejo de se tornar bailarina ou até mesmo cientista.
“Eu não queria ser atriz. Quando eu era pequena, queria ser bailarina ou cientista ou arqueóloga. Não tem nada a ver com área artística porque na minha casa eu vivenciava isso, era muito comum, muito normal”, revelou a artista em entrevista ao canal Cartas Para Uma Jovem Atriz, no Youtube, em 2021.
Andrea também chegou a cogitar fazer veterinária. A veia artística da família, porém, acabou falando mais alto e depois ela cursou teatro. Foi justamente nessa época que ela foi chamada pelo pai, o diretor Walther Avancini, para uma participação na minissérie Moinhos de Vento. O trabalho na produção da Globo foi o que fez ela ter vontade de ser atriz.
“Pensei: isso aqui é divertido. Aí eu comecei a estudar mais sério”, explicou.
Andrea Avancini está fora da televisão desde 2022, quando fez a série Reis, na Record. Ela estava na emissora desde 2007, quando saiu da Globo.