Em Alma Gêmea, o plano de Cristina (Flávia Alessandra) para separar Rafael (Eduardo Moscovis) de Serena (Priscila Fantin) será desmascarado graças à coragem de Zulmira (Carla Daniel) e Eurico (Ernesto Piccolo).
Tudo começa quando Guto (Alexandre Ballirari) passa a chantagear Rafael, exigindo que o botânico faça um acordo em troca da revelação do motivo pelo qual beijou Serena, mas ele se recusa a negociar com o criminoso, mesmo ficando com uma pulga atrás da orelha.
É nisso que Eurico escuta uma conversa entre Cristina e Débora (Ana Lucia Torre) sobre a possibilidade de Guto revelar a armadilha que prepararam para Serena. Chocado, o motorista decide contar tudo para Zulmira, que imediatamente insiste que precisam revelar a verdade a Rafael.
Mesmo temendo perder o emprego, os dois vão até a estufa onde Rafael está. Zulmira começa a conversa, explicando que Eurico ouviu uma conversa comprometedora entre Cristina e Débora. Rafael fica irritado por saber que o empregado estava ouvindo atrás da porta, mas presta atenção quando descobre que o assunto envolve Serena e uma armadilha preparada por Guto.
Eurico confirma que ouviu a palavra “armadilha” claramente na conversa entre as vilãs. Rafael finalmente entende a gravidade da situação e elogia os empregados por terem trazido a informação. Ele pede que mantenham tudo em segredo e ordena que Eurico vá buscar Ciro (Michel Bercovitch), que já revelou ser um investigador.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Com a ajuda de Ciro e de Agnes (Elisabeth Savala), que concorda em pagar Guto para conseguir a verdade, Rafael descobre que toda a situação foi uma armação de Cristina, quando Guto revela que beijou Serena à força a mando da vilã.
Para piorar a situação, Cristina, sem saber que Rafael já descobriu tudo, vai visitar Guto, e é pega em flagrante com o bandido. Encurralada, ela ainda tenta se justificar, dizendo que fez tudo por amor, mas Rafael não aceita suas desculpas e vai atrás de Serena.