No final de O Rei do Gado, a guerra histórica entre as famílias Mezenga e Berdinazzi finalmente chegará ao fim, através de Bruno (Antônio Fagundes) e Geremias (Raul Cortez), que irão selara paz após muitas brigas.
Para isso, no entanto, eles contarão com uma ajuda sobrenatural. Acontece que tio e sobrinho se tornarão vizinhos, depois que Bruno se estabelece na fazenda que comprou, as antigas terras dos Berdinazzi, enquanto que do outro lado da cerca, Geremias assume a propriedade que já pertenceu aos Mezenga.
A partir daí, o protagonista passa a ser perturbado por estranhos sonhos e uma estranha intuição, como se os espíritos dos seus antepassados estivessem tentando se comunicar com ele e avisar que o rei do gado precisa encontrar a medalha do tio que morreu na guerra e foi enterrada por Giuseppe (Tarcísio Meira) no cafezal daquela fazenda.
Bruno encontra medalha e faz as pazes com Geremias
Para quem não lembra, na primeira fase da trama, Bruno Berdinazzi (Marcello Novaes) acabou morrendo em um combate na Segunda Guerra Mundial. Giuseppe fica devastado ao receber a notícia da morte do seu filho, juntamente com uma medalha de honra. O antigo patriarca dos Berdinazzi fica paranoico e decide enterrar a medalha no seu cafezal, na expectativa de que o seu filho pudesse “renascer”.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Assim, Bruno se enfia no meio da plantação e passa o dia debaixo do sol tentando encontrar a medalha, e mesmo de forma improvável, ele acaba encontrando o objeto que estava enterrado há décadas. O protagonista volta para casa radiante e diz a Luana (Patrícia Pillar) que está decidido a pôr um fim nessa guerra entre as famílias.
Assim, o pecuarista vai até a fazenda de Geremias e deixa o tio emocionado ao mostrar a medalha do seu irmão, que ele tanto sonhou. O veterano cai no choro, esquece as brigas e chega a chamar Bruno de filho, convidando-o para entrar.