Entre as diversas novidades da programação, o SBT divulgou que estará reprisando Esmeralda. Novela própria da emissora, é um remake de um dramalhão venezuelano da década de 70 e que ganhou diversas versões, incluindo uma versão mexicana de sucesso.
Veja também – Fernando Colunga é gay? Cinco fatos sobre a vida pessoal do astro das novelas mexicanas
Fez parte dos tempos de ouro da dramaturgia da emissora de Silvio Santos, quando se investia em títulos de sucesso e desbancava facilmente as produções da Record. Hoje em dia com o cenário totalmente invertido e com a programação das tardes sofrendo com a escassez de audiência e de conteúdo, a aposta desta vez é colocar Esmeralda novamente no protagonismo.
Separamos algumas histórias nunca faladas ou que quase ninguém sabe, em torno da novela:
Adaptação da adaptação
Não escrevemos errado: de fato, a Esmeralda do SBT é uma adaptação de outra adaptação. Até porque, apesar de ser um remake de novela venezuelana, a Esmeralda brasileira se baseou no texto da adaptação feita pela Televisa, protagonizada por Leticia Calderón e Fernando Colunga.
Veja também – Saia de perto! Confira cinco atores polêmicos das novelas mexicanas com fama de briguentos
Sucesso com a tragédia alheia
Nos anos 2000, o SBT soube muito bem como se aproveitar do fim da Manchete. Tanto é que fez de tudo para tomar as novelas de maior sucesso da ex-concorrente e, assim que pôde, colocou os títulos no ar e repetiu os sucessos. Então, a extinção da emissora dos Bloch foi motivo de muita alegria, até porque Esmeralda foi impactada por uma novela vindoura da Manchete: Xica da Silva, que deu um impulso todo especial para que a novela própria do SBT bombasse em audiência na reta final.
Veja também – Autor famoso de novelas mexicanas é exposto por atriz e acusado de pedofilia; saiba quem!
Estrelismo de ator famoso
As más línguas contam que Paulo Gorgulho participaria de Esmeralda, porém foi escanteado depois de um certo estrelismo. Ele queria liberdade para fazer alterações em falas de seu personagem, porém foi informado que o contrato do SBT com a Televisa proibia que isto acontecesse. Sem acordo, Gorgulho foi substituído por Paulo César Grande.
Protagonista não gostou do papel
O ator Cláudio Lins teve a honra de viver o papel que consagrou a carreira de Fernando Colunga. Porém, ele parece não ter gostado muito do trabalho e há relatos em jornais da época, com ele criticando seu próprio personagem. Em uma entrevista publicada pelo Diário do Grande ABC, Lins disse: “Quando surgem convites para novela, não costumo recusá-los. Mas, artisticamente falando, o José Armando [seu personagem] não me encheu os olhos”.
Veja também – Confira cinco galãs das novelas mexicanas que abandonaram a carreira e hoje curtem uma vida comum