
Fiasco de audiência no SBT, A Caverna Encantada vai passar por novas mudanças a partir da próxima segunda-feira (26). A emissora decidiu apostar em uma estratégia diferente e passará a exibir a novela infantil em dois horários: às 13h45 e às 21h05. A decisão vem justamente na reta final das gravações da trama e marca o início de um momento de incerteza nos bastidores da teledramaturgia da emissora, que no geral, enfrenta um momento de grave crise no Ibope.
Com o fim da produção se aproximando, o clima nos estúdios é de apreensão. Sem uma nova novela nacional pronta para entrar no horário nobre, o SBT vai recorrer a uma produção internacional. A escolhida foi As Filhas da Senhora Garcia, novela mexicana que é um remake da produção turca Mrs. Fazilet & Her Daughters, e tem no elenco principal nomes como os de María Sorté, Ela Velden, Oka Giner, Brandon Peniche e Emmanuel Palomares, Juan Diego Covarrubias, Geraldine Bazán, Macarena Miguel, Claudia Bouza e Nuria Bages. O folhetim mexicano deve ocupar a faixa da noite, embora a data de estreia ainda não esteja confirmada.
O desempenho abaixo do esperado de A Caverna Encantada pesou bastante nessa decisão. A novela infantil tem marcado média geral inferior a 4 pontos na Grande São Paulo — bem abaixo das metas estipuladas pela emissora. Durante mais de uma década, as tramas infantis foram o grande trunfo do SBT, mas já havia sinais de desgaste nesse formato.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Caverna Encantada
Essa baixa audiência não só prejudicou a repercussão da história como também afetou os resultados comerciais do horário nobre, considerado essencial para manter a saúde financeira da programação. Diante disso, a emissora tomou a decisão de suspender temporariamente a produção de novas novelas nacionais.