Em Mulheres Apaixonadas, Fernanda (Vanessa Gerbelli) sentirá que seus últimos momentos de vida estão se aproximando e fará um último pedido comovente: se despedir da filha Salete (Bruna Marquezine) e de Helena (Christiane Torloni).
Fernanda estará em um estado de saúde extremamente frágil e debilitado, e pedirá aos médicos que chamem Salete e, em seguida, Helena, para que ela possa dar seu último adeus. Quando Salete chega, sua mãe a tranquiliza, dizendo que tudo dará certo em sua vida e pedindo que ela não sofra mais. A pequena, emocionalmente abalada, não consegue conter as lágrimas, antecipando o pior desfecho.
Posteriormente, Helena também é chamada à sala de Fernanda a pedido da moribunda. Fernanda, então, revela um segredo bombástico para a protagonista: Luca (Victor Cugula), é na verdade seu filho com Téo (Tony Ramos). A amante do protagonista vai além e implora para que Helena que continue amando Lucas como se ele fosse seu próprio filho.
Fernanda não resiste e morre
Helena, emocionada, promete à Fernanda que continuará amando Lucas como sempre o amou. Pouco tempo depois dessa conversa, Fernanda não consegue mais resistir aos ferimentos e morre, deixando todos os presentes em profunda tristeza.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Após a morte de Fernanda, os médicos perguntam se os órgãos dela serão doados, e Salete consegue convencer sua avó Inês (Manoelita Lustosa) a seguir o desejo de sua mãe e doar os órgãos. Essa decisão representa um ato de generosidade, permitindo que a vida de outras pessoas seja salva através da doação dos órgãos de Fernanda, mais um tema relevante que foi abordado pela novela na época.
A novela Mulheres Apaixonadas foi escrita por Manoel Carlos, com direção de núcleo de Ricardo Waddington, e tem no elenco nomes como os de Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach.