No final dos anos 90, talvez Ratinho tenha vivido um de seus momentos mais felizes. Se viu em ascensão na caçula CNT-Gazeta e foi cogitado até mesmo no quadro de funcionários da Globo, algo pouco comentado até hoje.
Veja também – Conheça o caso do ator famoso que perdeu tudo e virou morador de rua após sofrer injustiça
Apesar de tratá-lo com desdém e entender que ele tenha um programa de baixa qualidade, a Globo outrora quis o próprio Ratinho em seu casting. O jornal Folha de S. Paulo afirmou este fato em 1998, demonstrando o arrependimento da emissora carioca em não tê-lo contratado.
Roberto Irineu Marinho, um dos chefões do grupo, confirmou a informação do interesse da Globo em tê-lo: “Não vamos menosprezá-lo. [Ratinho] é um camarada com um carisma danado e poderia estar fazendo um programa de melhor qualidade, com grande sucesso. É um desperdício usar o Ratinho em um programa tão ruim”.
Quando vai para a Record, simplesmente vira uma pedra de sapato das grandes para a Globo. De olho nisto, o SBT o contratou quebrando o contrato que ele tinha com os bispos, numa multa milionária.
Veja também – Morte de autor com novela ainda no ar causou desespero e correria na Globo; saiba qual!
Apesar de hoje em dia não fazer mais o mesmo sucesso, Ratinho nunca causou arrependimento para Silvio Santos. Muito pelo contrário: com a sua estreia por lá, deixou diretores de uma novela das oito da Globo revoltados.
Não se entendia como ele era tão capaz de retirar facilmente os índices de audiência de uma superprodução, assinada por Aguinaldo Silva. Em entrevista para o livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, o autor contou um pouco da fúria nos bastidores de Suave Veneno em 1999, diante do incômodo causado pelo Carlos Massa, vulgo Ratinho.
Veja também – Saiba seis atores das novelas que foram forçados a saírem do armário e se assumirem gays
“O Ratinho foi um verdadeiro tsunami na televisão brasileira. Aquilo foi dramático! Quando entrava o comercial na Globo, a audiência fugia toda para o SBT. A diferença é que, ao contrário do que o Ratinho apregoava, ele nunca conseguiu ganhar de Suave Veneno. O máximo que conseguiu foi chegar a 5 pontos de diferença na hora do intervalo comercial”, disse Aguinaldo.
Os diretores Daniel Filho e Ricardo Waddington fizeram o possível para salvarem Suave Veneno. Segundo o jornalista Nilson Xavier, o primeiro diretor citado tomava isso como uma questão de honra e se esforçava duramente.
Veja também – Confira cinco galãs das novelas mexicanas que abandonaram a carreira e hoje curtem uma vida comum
Sem cair no gosto do povo, Suave Veneno terminou com média morna e foi esquecida nos arquivos. Desde seu início, demonstrava rejeição e foi assim até a exibição de seu último capítulo. Ao Ratinho, pode ser atribuído parte desse insucesso.