Mateus (Gustavo Leão) fará valer o seu convite para um jantar na casa de Antenor (Tony Ramos) na reprise de Paraíso Tropical, no Vale a Pena Ver de Novo. Deslumbrado com a vida de luxo que o veterano leva, o rapaz resolverá mandar uma espécie de indireta para o empresário, que, por sua vez, não ficará calado e, então, dará uma invertida no filho de Lúcia (Glória Pires) na trama de Gilberto Braga.
Na ocasião, o personagem de Tony Ramos chegará a perguntar a Mateus sobre como anda os estudos, mas acabará se surpreendendo com a resposta dele. “Em alguns momentos desanima estudar, ficar ralando. Eu vejo pela minha avó e meu vô. Minha avó é uma mulher culta, sabe das coisas, mas tá até hoje dando aula. O meu avô ralou pra caramba para poder estudar, trabalhou no jornal e para quê? Acho que os dois nunca entraram numa casa como essa daqui”, disparará o personagem de Gustavo Leão.
Incomodado com a fala do rapaz, Antenor dirá umas verdades a ele: “Entendo. Olha, Mateus, eu não sei se entendi muito bem, mas tive a sensação que você está me passando uma espécie de recado, então acho importante esclarecer as coisas. Esse apartamento aqui, e muitas coisas que eu tenho, foram às custas de muita ralação, não caiu do céu não”.
Vida sofrida
Em seguida, o ex-marido de Ana Luísa (Renée de Vielmond) afirmará que não teve um décimo das facilidades que ele possui atualmente. “Eu nasci pobre. Pobre mesmo. E não teve isso de dormir na casa dos avós, não teve uma mãe pagando uma boa escola, nada disso. Estudei em escola pública. Havia dias que eu não podia pegar condução, tinha que ir a pé, porque não tinha dinheiro. Muitas vezes aconteceu isso”, confessará.
“Minha mãe morreu quando eu era criança e com o meu pai não podia contar. Tive que dar duro e me virar sozinho. E me virei, estudei muito em cima dos livros que herdava de alunos que estudavam em classes mais adiantadas. Não tinha roupa decente, dinheiro para tomar uma cervejinha com a galera…”, continuará ele.
Ao final, o ex-amante de Fabiana (Maria Fernanda Cândido) o aconselhará: “Como você está vendo, eu não só estudava, tinha que trabalhar também para me sustentar. Entendo você, eu também tinha dúvidas, ‘poxa, será que vale a pena, eu aqui, estudando direto e tendo que trabalhar?’. Agora eu posso dizer uma coisa com toda segurança: o único caminho para um homem honesto vencer na vida é o que você chama de ralação. Aproveita as oportunidades que a vida te deu e rala com força. Vai ver que ralando desse jeito você pode conseguir até um apartamento melhor que esse aqui. Vai por mim”.