A morte do bebê de Emerenciana (Patrícia Pillar) pegará Boanerges (Tony Ramos) completamente de surpresa, além de deixá-lo muito arrasado na Edição Especial de Cabocla. Diante disso, o coronel ficará se perguntando aos céus o motivo pelo qual essa tragédia foi acontecer. No mais, ele também chegará a revelar que já saberia até qual nome daria ao filho na trama de Benedito Ruy Barbosa.
Ciente por Generosa (Vera Holtz) acerca do ocorrido, o veterano ficará muito triste e, então, passará a ser consolado por Belinha (Regiane Alves) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), que chegarão a sofrer bastante com tudo isso. Nessa hora, o fazendeiro se questionará. “Era macho, primo. Era um menino homem, um hominho, como eu tanto queria! Como eu tanto pedi para Emerenciana… Para ele vir com saúde, para ficar no meu lugar, para poder me ajudar um dia… Não posso acreditar nisso, gente!”, lamentará o personagem de Tony Ramos.
Depois, ele até confessará que já sabia qual nome colocaria na criança. Em seguida, Boanerges começará a rodar pela sala da casa, enquanto seus parentes e funcionários o observarão. “Por que Deus foi fazer isso comigo? Por que ele foi levar o meu menino?”, vai querer saber o experiente, na frente do altar religioso. “Tem que ser forte, primo! Pense na sua mulher!”, soltará o protagonista, mas o ricaço logo pedirá para ele se afastar.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.