Nos próximos capítulos de O Rei do Gado, Donana (Bete Mendes) terá uma descoberta surpreendente sobre Rafael (Pedro Oliveira): o garoto realmente é um índio. Uma noite, a empregada percebe a ausência do menino em seu quarto e se preocupa.
“Zé, cadê o menino?”, questiona Donana ao encontrar o marido. Ele aponta para cima e ela fica chocada ao vê-lo dormindo em uma árvore. Enquanto dorme, Favinho sonha com sua aldeia e rituais em sua terra natal. “Na árvore, Zé? Mas ele está dormindo tão bem. Não seria melhor trazê-lo para o quarto?“, ela sugere.
Zé do Araguaia sorri e fala que deixem o garoto onde ele está. Donana fica preocupada com o frio da noite, mas o peão tranquiliza-a, dizendo que o menino está acostumado. No quarto, a empregada comenta sobre o comportamento estranho de Rafael, mas Zé desvia o assunto, explicando que ele é arredio e precisa de tempo para se acostumar. Ele acredita que, com paciência, Rafael se aproximará de Donana.
Donana descobre que Rafael é um índio
Nesse momento, Donana questiona onde Zé e Bruno (Antônio Fagundes) encontraram o menino. Zé diz que não é importante, mas Donana insiste que é relevante. Zé insiste que, com o tempo, Rafael deixará de ser tão isolado, mas Donana duvida disso e sugere que Bruno o leve de volta. Zé pede que ela pare de falar besteiras e lembra que foi ela quem pediu para ter um filho.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Donana fica triste e lamenta que Rafael não demonstra gostar dela. Enquanto isso, o garoto está do lado de fora da casa, cobrindo-se com terra e poeira. Donana fica surpresa ao vê-lo assim. No dia seguinte, Rafael entra na casa com seu arco e flecha e mostra estar com fome.
Donana corta um pedaço de bolo para ele e pergunta por que ele não conversa com ela. Ele come em silêncio e, quando questionado novamente, se levanta e sai. “Meu nome é Uerê”, ele avisa antes de sair. Donana fica chocada ao descobrir que ele é um índio de verdade. “Uerê? Então ele é índio de verdade. Ah, seu Zé do Araguaia, o senhor vai ter que me explicar essa história”, falará ela.