Há 36 anos, no dia 24 de dezembro de 1988, a Globo exibiu o capítulo de Vale Tudo com uma das cenas mais marcantes das novelas: o assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall). Na época, a tragédia parou o país em plena noite da véspera de Natal.
Àquela altura, a morte da vilã não era um segredo, já que os jornais e revistas da época já haviam noticiado o desfecho trágico. No entanto, o mistério em torno do crime era grande e todos se perguntavam: “quem matou Odete Roitman?”. Foi a grande pergunta em todo o Brasil em pleno Natal.
Tragédia de Vale Tudo em plena noite de Natal
A morte da megera aconteceu na reta final da novela e mobilizou o país em torno do mistério sobre a identidade do assassino. Nomes como Marco Aurélio (Reginaldo Faria), o mordomo Eugênio (Sérgio Mamberti) e até mesmo Heleninha (Renata Sorrah) apareciam como suspeitos.
Naquela época, o aguardado momento de Vale Tudo dominou as manchetes de jornais e revistas. O Jornal do Brasil de 24 de dezembro de 1988, por exemplo, trouxe uma matéria dizendo que a vilã morreria antes da ceia. “O Brasil vai parar para assistir ao capítulo 193 da novela”, destacou o texto.
A Globo também faturou alto com o capítulo marcante, tendo fila de marcas querendo anunciar nos comerciais da trama. Teve até uma marca que comprou o direito de fazer um concurso prometendo premiar quem acertasse quem era o assassino misterioso.
Quem matou Odete Roitman?
O assassinato de Odete acontece nos capítulos finais, causando um grande mistério na reta final. A revelação do assassino aconteceu apenas no último capítulo, na primeira semana de janeiro de 1989, e era quem ninguém esperava: Leila (Cassia Kis).
E o pior: a vilã foi morta por engano. Mulher de Marco Aurélio, diretor da TCA, Leila atirou em Odete acreditando que se tratava de Maria de Fátima (Gloria Pires), que havia se tornado amante de seu marido.
Apesar de ter durado somente onze capítulos, o mistério em torno da identidade do assassino da megera dominou as conversas em todo país.
Mistério até o fim
Para manter o mistério em segredo até o fim, os autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères escreveram cinco versões para o último capítulo da trama, com diferentes responsáveis pelo crime.
Os atores, no entanto, só tiveram acesso aos roteiros durante a gravação da cena. De acordo com Aguinaldo, eles escolheram Leila como a assassina somente na última hora, já que a cena foi feita deixando várias possibilidades em aberto sobre quem seria o assassino.
Vale Tudo ganhará um remake na Globo em 2025, substituindo Mania de Você no horário das nove. Manuela Dias é a responsável pela adaptação da obra.