Em Alma Gêmea, Cristina (Flávia Alessandra) decidirá tirar Serena (Priscila Fantin) definitivamente do seu caminho. Para isso, a vilã colocará veneno na taça da indígena para matá-la, mas acabará sendo desmascarada por Agnes (Elizabeth Savalla), que exigirá a troca das taças.
A essa altura, Rafael já terá se separado de Cristina e a expulsado de sua casa. Além disso, Débora (Ana Lúcia Torre) terá morrido. Num certo dia, a loira maquiavélica pedirá para brindar a sua partida da cidade. Ela mentirá dizendo que recomeçará sua vida em outro lugar. “Cometi muitos erros, mas até o maior criminoso merece perdão. Errei porque não soube controlar os meus sentimentos (…) Por favor, vamos fazer um brinde a minha partida? Peço o mínimo de piedade”, dirá a cínica.
Serena, por sua vez, perdoará Cristina e aceitará brindar com a rival. “Não guardo ódio no coração, senão me tornaria uma pessoa amarga. O Rafael quer te colocar na cadeia, mas se o seu destino for outro, que seja. Eu faço o brinde. Que aconteça o que for mais justo de acordo com a vontade do criador”, falará Serena, pegando a taça.
Prestes a beber o conteúdo envenenado, Agnes chegará a tempo e tirará a taça da mão da jovem. “Se quer tanto brindar, troque a taça”, pedirá. Rafael, já sacando da tramóia de Cristina, concordará com a ideia da sogra. Nesse momento, a víbora perceberá que foi desmascarada. “Vocês todos me odeiam, não é? Pois eu vou embora!”, berrará Cristina, jogando a taça no chão após fazer a troca.