O SBT está enfrentando uma forte crise financeira desde a chegada da Covid-19 ao Brasil e também quando adquiriu os diretos de transmissão da Copa Libertadores da América, após a desistência da Globo, que rompeu o contrato com a Conmebol devido a parada da competição por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Apesar disso, a emissora de Silvio Santos ainda está batalhando para comprar a Copa Sul-Americana.
Em contrapartida, quem acabará sofrendo com tudo isso serão as novelas da casa, já que o canal informou, de forma indireta, que “não tem planos de retomar a sua teledramaturgia antes de 2022”. Isso, no entanto, se trata de “mais uma tentativa do canal para tornar a sua operação comercialmente viável” – isso quer dizer que, com a exibição de jogos de futebol, o SBT voltará novamente a ter dinheiro em caixa, já que a teledramaturgia da emissora está parada.
De acordo com informações do site TV História, a emissora decidiu tomar esse rumo “após uma minuciosa análise dos números de audiência e de faturamento”, pois, mesmo com o fim de As Aventuras de Poliana, a reprise de Chiquititas vem conseguindo manter boa parte do público de sua antecessora, assim como também os anunciantes que, anteriormente, se encontravam no horário.
Foi, então, por esse motivo que o SBT não se apressou para dar sequência a segunda fase de Poliana, que seria intitulada de Poliana Moça. No mais, a publicação também afirma que o folhetim ainda continua sendo ameaçado, já que o canal não sabe se o produzirá em 2022.
Aliás, outra notícia que corre nos bastidores é sobre a possibilidade do SBT adotar o mesmo esquema da Globo e Record TV, ou seja, a de obter uma “terceirização do departamento [de teledramaturgia] para uma produtora”.