As novelas são a grande paixão nacional. Para que esta paixão continue sendo consolidada, são feitos investimentos milionários e, pelos quais, muitas vezes têm um retorno que ultrapassa fronteiras. Assim como no Brasil consumimos muito dos produtos televisivos do exterior, o contrário também acontece.
Veja também – Confira cinco novelas da concorrência que deixaram a Globo desesperada
Entre os itens mais adquiridos pelos gringos, estão as novelas. Por aqui, muito se falam naqueles títulos que arrebentaram e fizeram um sucesso estrondoso no exterior. Mas, você sabe quais foram as novelas que não deram muito certo quando foram exibidas fora das terras tupiniquins? Listaremos algumas:
O Clone
Próxima novela que estará no Vale a Pena Ver de Novo, O Clone recebeu diversos títulos e até remake no exterior. Foi uma das novelas mais exportadas, com mais de 100 aquisições em TV’s pelo mundo. Na maioria dos casos, deu grande audiência, só que com Portugal não foi bem assim. Por lá, a novela não atingiu a liderança como acontece com os demais títulos globais exibidos no país. Além disto, deu uma queda nos índices da SIC, televisão portuguesa que apresentou a novela de Glória Perez entre 3 de dezembro de 2001 à 13 de setembro de 2002.
Veja também – Sem emprego na TV, veja quais ex-atores da Globo viraram motoristas de aplicativo
A Dona do Pedaço
Sucesso de Walcyr Carrasco no horário das nove, A Dona do Pedaço foi batizada de diversas formas. Para ser exibida em países de língua hispânica, recebeu o nome de Dulce Ambición. Na Argentina, estreou recentemente e tem feito sucesso pela Telefe. No Uruguai, a Teledoce liderou no horário em que exibia a trama. Porém, no México, foi um fiasco de audiência, atingindo míseros 1,54 pontos.
Escrava Mãe
A continuação da história que se iniciou em A Escrava Isaura, Escrava Mãe fez sucesso aqui no Brasil ao ser exibida pela Record. Ganhou reprise pouco tempo depois da primeira exibição original e, portanto, a emissora dos bispos tem muito o que se contentar. Entretanto, no que se refere a versão internacional da novela, a experiência não foi tão exitosa. Para que se tenha uma noção, ao estrear no Peru pela rede de televisão Latina, uma das mais importantes do país, a novela foi retirada do ar dois dias após a estreia diante do péssimo desempenho.
Veja também – Em meio a grande expectativa por Pantanal, relembre os remakes que fracassaram
A Regra do Jogo
Intitulada de Reglas del Juego, A Regra do Jogo chegou a ser vendida para diversos países hispânicos assim como, também, para países de língua inglesa. Neste último caso, foi intitulada de Rules of the Game e recebeu baixa avaliação dos europeus, que não digeriram a história. Além disto, teve sua exibição cancelada na Argentina e no Panamá, diante dos péssimos índices de audiência.