Sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes de Chocolate com Pimenta ocorre na primeira fase do folhetim, quando Ana Francisca (Mariana Ximenes) é ridicularizada diante de toda a cidade após tomar um banho de tinta verde em pleno baile de formatura.
A protagonista tem uma noite de amor com Danilo (Murilo Benício) e deixa o rapaz convencido de que quer ter algo sério com ela, mas Barbara (Lilia Cabral), a tia do rapaz, arquitetará um plano maldoso com a ajuda de Olga (Priscila Fantin) para separar o casal, fazendo a mocinha ser alvo de piada.
Ridicularizada diante da cidade, Aninha passa a acreditar que foi o próprio Danilo quem armou tudo aquilo para humilhá-la. O mocinho, no entanto, não tem nada a ver com essa história, e mal sabe que a amada está grávida. Ele até tenta consolá-la, mas não conseguirá alcançá-la.
O que muita gente não sabe é que o autor Walcyr Carrasco, que é conhecido por se inspirar em muitos clássicos do cinema e da literatura para escrever suas novelas, usou como referência mais um filme marcante para criar essa cena icônica. A inspiração foi o longa Carrie – A Estranha (1976), dirigido por Kimberly Peirce, e uma adaptação do livro homônimo escrito por Stephen King. Em uma cena clássica do filme, a protagonista Carrie (Sissy Spacek) leva um banho de sangue de um animal morto após ser eleita rainha do baile, e também é ridicularizada por todos os presentes.
Veja também: saiba quem é o filho perdido de Ludovico que voltará anos depois de forma inacreditável para Ana Francisca
Outra curiosidade sobre essa cena de Chocolate com Pimenta, é que por toda mobilização necessária para prepará-la e a sujeira que deixava no cenário em virtude da tinta, ela teve de ser gravada uma única vez, o que deixou os atores tensos, exigindo concentração máxima, especialmente de Mariana Ximenes, já que não poderia haver erros para ser repetida.