Em Nos Tempos do Imperador, o cerco em torno de Tonico (Alexandre Nero) começará a se fechar graças a uma investigação que Dom Pedro II (Selton Mello) iniciará contra o político. O monarca delegará Caxias (Jackson Antunes) na dura missão de encontrar provas que possam incriminar o vilão.
Assim, durante a Guerra do Paraguai, Caxias terá uma longa conversa com Bernardinho (Gabriel Fuentes) e descobrirá um esquema ilícito arquitetado por Tonico. O irmão de Nélio (João Pedro Zappa) contará para o homem e Samuel (Michel Gomes) que o político foi o responsável por ajudá-lo arrumar o emprego na câmara.
Em troca, o deputado exigia uma parte de seu salário, o famoso esquema de rachadinha. “E as armas? Há um esquema de desvio de armas e suprimentos para Solano López (Roberto Birindelli)”, questionará Caxias. “Isso o Tonico nunca comentou comigo. Mas é muito possível”, contará Bernardinho, que soltará mais.
Veja também – Globo pode mudar música de abertura clássica no remake de Pantanal
“Ele tem muitos negócios escusos, todo mundo sabe, mas ninguém tem como provar”, dirá ele. Caxias, então, explicará que eles precisam de testemunhas e provas para incriminar o homem. “O Nino (Raffaele Caseccio) sabia muita coisa e estava com muito medo de Tonico antes de morrer”, explicará Bernardinho.
“Acha que ele matou o jornalista?”, questionará Samuel. “Sim, e é por isso que eu tenho muito medo que ele encontre o Nélio”, disparará o jovem rapaz. O fim do irmão de Nélio, no entanto, será bastante trágico. Momentos após contar os podres de Tonico, Bernardinho cairá em uma armadilha dos paraguaios e morrerá.
BERNADINHO MORRE NA GUERRA
Bernardinho (Gabriel Fuentes) acabará sendo vítima de uma grande cilada durante a Guerra do Paraguai nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Isso, no entanto, fará com que o rapaz venha a ter uma morte trágica na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Em cenas previstas para irem ao ar em breve, o público verá o filho de Lota (Paula Cohen) ser enviado para a guerrilha devido a uma armação de Tonico (Alexandre Nero). Com ele estará Samuel (Michel Gomes), que ficará responsável por fazer a vigilância no palácio do governo de Assunção ao lado de seu amigo, após as tropas brasileiras ocuparem a capital do Paraguai.
Na ocasião, o protagonista chegará a suspeitar de que alguém esteja por perto dos dois, que logo se mostrarão assustados. Porém, nessa hora, o personagem de Gabriel Fuentes conseguirá render um soldado paraguaio pelas costas, o qual, na verdade, se trata de uma criança com um bigode pintado no rosto. “Está tudo bem, moleque. Não vou te fazer nenhum mal”, avisará Bernardinho.
Contudo, o que a dupla não imaginará é que tudo isso não passa de uma cilada. Só para se ter uma ideia, um soldado rival atacará o jovem pelas costas, mas o amado de Pilar (Gabriela Medvedovski) o matará e, na sequência, ajudará Bernardinho, que não sobreviverá. “Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim… Eu… Eu…”, falará ele, antes de perder sua vida.