Em Chocolate com Pimenta, uma trama que ganha bastante destaque e intriga o público é a que envolve Bernadete (Kayky Brito), seja pelo tom cômico como a personagem se comporta ou pelo mistério em torno do seu sexo. A garota chama atenção dos demais personagens por não ter traços femininos e gostar de tudo relacionado ao universo masculino, como o futebol.
Mas em algum momento da história escrita por Walcyr Carrasco, toda a verdade virá à toda e a origem de Bernadete será revelada. Em uma conversa com Dona Mocinha (Denise del Vecchio), o mordomo Epaminondas (Ary França) contará que Jezebel (Elizabeth Savala), a mãe de Bernadete, quando estava grávida, ficou doente e acabou fazendo uma promessa para que caso se curasse, iria dedicar a Santa Bernadete.
Jezebel, no entanto, perdeu o bebê, mas acabou se curando e decidiu adotar uma menina. Porém, a vilã adotou Bernadete apenas para cumprir essa promessa. Foi Cândida (Yeda Dantas) quem trouxe Bernadete para casa, alegando que ela era filha de uma amiga, e a menina já chegou grande, com três anos de idade, pois Jezebel dizia que não suportaria o choro de um bebê.
Veja também: Em reviravolta triunfal, saiba como Ana Francisca ficará rica e refinada da noite para o dia
No fim, vem à tona que Bernadete realmente é homem, e que é filho da própria Cândida, que não tinha condições de mantê-lo e mentiu para a própria patroa, fazendo-a adotá-lo e o vestindo com roupas femininas para enganá-la.
Ao descobrir toda a verdade em Chocolate com Pimenta, Bernadete assumirá de vez a sua identidade masculina, passando a se chamar Bernado. Ele também irá rejeitar a sua mãe biológica por fazê-lo acreditar que era uma menina durante todo esse tempo, chegando, inclusive, a ameaçar processá-la pelo que fez.