Bárbara (Lília Cabral) é uma das principais vilãs de Chocolate com Pimenta, especialmente na reta inicial da trama, quando ela se torna responsável por diversas maldades contra Ana Francisca (Mariana Ximenes), por não aceitar o relacionamento da “caipira” com o seu sobrinho, Danilo (Murilo Benício).
A primeira-dama da cidade de Ventura chega a esconder do próprio Danilo a notícia de que a jovem estava grávida dele, e para humilhá-la diante de todos, ela planejou derramar tinta verde na cabeça da mocinha em pleno baile de formatura. Porém, assim como diversos personagens da trama, Bárbara sofrerá uma grande transformação e chegará a sumir por um tempo da história.
O que muita gente não sabe é que parte dessa transformação e sumiço da personagem ocorreu às pressas e de forma forçada para que a atriz Lília Cabral precisasse se afastar das gravações da novela na época, em meados de 2003, após descobrir uma doença.
Assim, o autor Walcyr Carrasco precisou encontrar uma solução às pressas para justificar o sumiço da vilã. No decorrer da trama, a megera acaba descobrindo a traição do seu marido, Vivaldo (Fúlvio Stefanini), com a manicure Márcia (Drica Moraes). Nesse meio tempo, a primeira-dama da cidade acabará se encantando pelo trapezista (Marcos Frota) do circo da cidade, que lhe faz uma proposta indecente, para que ela se torne uma profissional do circo e fuja junto com ele.
Justificativa para o sumiço da personagem
Assim, Bárbara se transformará, decidindo jogar tudo para o alto e indo em busca da sua felicidade no circo, fazendo o número da odalisca, na qual é serrada ao meio. Em certa ocasião, no entanto, o circo acabará pegando fogo e a vilã tem seus cabelos completamente queimados, mas ela não é encontrada e acaba sendo dada como morta.
Veja também: Resumo da novela Chocolate com Pimenta
Foi justamente nesse momento que a personagem acabou sumindo da história por um bom tempo, para que a atriz pudesse se tratar. Tempos depois, no entanto, Bárbara ressurge durante a cerimônia de casamento de Vivaldo e Márcia, completamente careca, e prometendo se vingar do novo casal.
O fato de a personagem aparecer careca, no entanto, não teve relação com a doença de Lília Cabral, e a atriz também não precisou raspar a cabeça de verdade. Ela utilizou apenas uma pele de látex que cobria os seus cabelos da testa até a nuca, disfarçada com uma maquiagem especial.