Grande sucesso em 2011/2012 e também muito bem no Ibope neste período de pandemia, Fina Estampa é aquele tipo de fenômeno popular que a crítica especializada e os espectadores de classes sociais mais altas detestam.
Recentemente, o ator Marco Pigossi falou em uma live, ao GNT, sobre o folhetim de 2011 em que deu vida a Rafael. “Essa novela deveria ser proibida de reprisar porque são tantas barbaridades. É uma loucura passar uma novela dessas”, contou ele ao apresentador João Vicente de Castro. Este foi o estopim de uma guerra digital.
O autor da trama contra-atacou e se meteu na treta. “Não consigo entender a campanha contra a novela. Que os haters de internet façam isso, faz parte. Mas quem tem um site de notícias tem responsabilidade. Não podem aproveitar uma situação como essa para atacar a novela” escreveu ele em suas redes sociais.
Veja também – Fina Estampa: Paulo some com filha de Esther e a deixa em desespero
O Resumo das Novelas deu espaço para os desabafos de Aguinaldo e reproduziu aqui, na semana passada, tudo o que ele expôs em suas redes sociais sobre o que acha do caso. “Crô caiu no gosto do público. Gerou dois filmes”, fala o ex-autor da Globo. Sobre o intérprete de Rafael na trama, Aguinaldo insiste em falar: “Não fiquei zangado. Fiquei zangado com as pessoas que se aproveitam da fala dele para atacar a novela”.
E deu um pito forte no seu ex-colega de trabalho, que tinha apenas 22 anos na época. “Ele não faz ideia do que disse. Mesmo que seja por brincadeira, não se fala de censura. Você tem que ter muito cuidado com o que diz”.
MAIS SOBRE FINA ESTAMPA:
O ex-autor da Globo seguiu escrevendo, em suas redes sociais: “Aliás, deixem que lhes diga uma coisa: quando um artista que se considera libertário diz que o trabalho de mais de 150 pessoas que vivem das artes como ele devia ser proibido… Bem, alguma coisa está errada”.
E concluiu: “Críticas eu aceito, desde que não sejam à minha vida pessoal, que só a mim diz respeito. O que não aceito é que alguém, ainda mais um artista que se considera ‘libertário’, se manifeste a favor da censura, ou seja, de tudo de autoritário e fascista que existe por trás dela”.
Para o desespero dos haters, Fina Estampa vem batendo recordes de audiência e desde sempre supera o Ibope mediano de sua antecessora, a aclamada e inédita Amor de Mãe.