Ator que interpreta um dos principais personagens de Tieta, Ary Fontoura criticou as novelas atuais pela falta de tramas fortes como tem no folhetim de 1989. Intérprete do coronel Artur da Tapitanga, ele se inspirou em outro personagem para dar vida ao crápula.
Na novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, o veterano vive Artur da Tapitanga. Ele é o prefeito e o mandachuva de Santana do Agreste, controlando o que acontece na região.
Também é o poderoso coronel quem delega os poderes a Ascânio (Reginaldo Faria) e vive em sua fazenda rodeado por meninas menores de idade que ele chama de “rolinhas”. Ele “adotou” as garotas, as deu comida, educação e um teto, em troca de favores sexuais.
Ary Fontoura criticou novelas atuais
Na trama, Artur da Tapitanga tem um filho, Arturzinho (Marcos Paulo). No entanto, o rapaz desapareceu e ele não pode nem ouvir falar no seu nome. “Ele é o retrato daquele prefeito coronel, tem o monopólio do poder. No fim, mata o filho e termina preso dentro de gaiola, com os passarinhos fazendo cocô em cima dele (risos)”, recordou Ary Fontoura em entrevista ao Gshow, em 2023.
Na ocasião, o ator também criticou as novelas que são produzidas atualmente. “A trama tinha romances, histórias interessantes, uma obra baseada no livro de Jorge Amado. Logo, não faltariam assuntos maravilhosos para serem retratados nessa novela. Sempre com argumentos fortes, que fazem faltam nos folhetins atuais”, declarou.
Inspiração em outro ator para o papel em Tieta
Para interpretar o coronel Artur da Tapitanga, Ary buscou inspiração em um colega de trabalho. Ele se inspirou no modo de falar do ator Rafael de Carvalho, que viveu o coronel Coriolano Ribeiro na primeira versão de Gabriela (1975). Foi uma forma de homenagem.
Fora das novelas desde o fim de Fuzuê, que terminou em março do ano passado, Ary Fontoura deve retornar em Eta Mundo Melhor, que estreia em junho no lugar de Garota do Momento. Porém, a presença do ator na continuação da novela de Walcyr Carrasco ainda não está confirmada.