Planejando incriminar José Mendes (Sergio Guizé) por desvio de verba na construção do hospital de Canta Pedra, Tertulinho (Renato Góes) acabará arregando e, ao mesmo tempo, voltando atrás em sua decisão pelo fato de temer que essa pilantragem possa recair sobre Candoca (Isadora Cruz) em Mar do Sertão.
E isso se dará assim que Márcio Castro (Gabriel Godoy) sugerir a ideia ao vilão, sem saber que ele ainda é apaixonado pela médica. “Nós queremos saber como um cabra, que saiu de um fim de mundo sem ter um real, o cabra era liso, ele volta com o rabo cheio, forrado no dinheiro? Diga aí como foi”, comentará o filho de Tertúlio (José de Abreu). “Eu sei de algumas coisas”, falará o advogado, na sequência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Logo após, Deodora (Debora Bloch) pedirá a todos para ficarem à vontade e, dessa forma, poderem compartilhar o plano. Porém, o personagem de Gabriel Godoy fará questão de saber o que receberá em troca caso entregue de bandeja todos os segredos envolvendo o ex-vaqueiro. “Poder, que o senhor sabe que é mais importante que dinheiro, não é?”, justificará a megera.
“Bom, nesse caso, o começo do fim do nosso amigo José Mendes pode ser esse hospital, né, que ele tanto quer construir. Podemos acusar ele de desvio de fundos, má gestão”, alegará o mau caráter, recebendo o aval de todos. Contudo, posteriormente, o personagem de Renato Góes vai perceber que isso não será nada bom para a mãe de Manduca (Enzo Diniz), já que ela estará envolvida completamente com a obra.