Depois de aplicar golpes perversos e enganar muita gente, a máscara de Flora (Patrícia Pillar) irá cair e alguns personagens finalmente vão descobrir a verdade sobre a vilã em A Favorita. E uma dessas personagens é Irene (Glória Menezes).
A descoberta ocorrerá de forma tensa e inusitada. Após sempre ouvir Donatela (Claudia Raia) alertar sobre Flora, a idosa irá invadir o apartamento dela atrás de provas que possam incriminá-la, quando Flora aparece de surpresa e a obriga a se esconder no banheiro. Mas é nesse exato momento que ela ouve a megera falar sobre seus crimes.
Flora chegará no apartamento acompanhada por Silveirinha (Ary Fontoura), e mesmo em tom de deboche, deixará escapar as suas falcatruas durante a conversa. “E se o Dodi (Murilo Benício) quiser aprontar com você, heim? Quiser mandar esse DVD para a polícia pelo correio… esse DVD que mostra você matando Salvatore?”, questionará o mordomo.
No banheiro, Irene ficará em choque ao ouvir a conversa, enquanto na sala, Flora endossa a confissão: “Ele também está no vídeo, também é cúmplice”. Na sequência, a vilã fala da própria Irene, contando que recebeu a sua visita mais cedo. “Não dá para acreditar que essa velha tapada. Ela me adora, Silveirinha. Dá para entender uma coisa dessa?”, debochará. Silveirinha, no entanto, faz um alerta: “Flor, eu se fosse você, não cantava vitória antes do tempo”.
“A mulher é uma anta histórica! Eu matei o filho dela, eu sequestrei a neta dela, eu dei cabo do marido dela e a mulher ainda gosta de mim!”, menospreza a megera, enquanto Irene segue ouvindo tudo no banheiro, perplexa.
E após descobrir a verdade, Irene decide procurar Donatela e implorar pelo seu perdão. “Me perdoa, filha! Eu sei que não mereço seu perdão. Sei que não mereço sequer que você olhe na minha cara. Mas ainda assim eu quero te pedir perdão!”, dirá a idosa, deixando a protagonista sem reação.
Veja também: resumo de A Favorita
“Cometi um erro bárbaro, imperdoável, inominável. Esse erro custou a vida do meu marido. Por que tudo o que você disse a meu respeito, tudo o que jogou na minha cara… Você tinha razão. Eu nunca gostei de você. Sempre torci para o Marcelo se separar de você e ficar com a Flora. Eu botei aquela mulher nas nossas vidas 20 anos atrás e botei agora de novo. Meu Deus, a culpa é toda minha”, reconhecerá Irene.
Donatela, então, surpreende ao tentar tranquilizar a idosa, que sendo enganada por Flora todo esse tempo, nunca havia demonstrado muito apreço por ela. “A senhora passou tanto tempo acreditando que eu só queria seu dinheiro que quando o diabo em pessoa apareceu, a senhora não conseguiu reconhecer”, dirá a mocinha.