Hoje em dia, podemos afirmar plenamente que a memória nacional está bem guardada, apesar de poder estar em uma situação melhor. No entanto, há alguns tempos atrás, a situação era bem pior do que hoje.
Veja também – Boicote e arquivo mofado: Saiba o que fez a Globo desistir de reprise de Vale Tudo
Através de incêndios e da precarização de sistemas de arquivos, emissoras de TV normalmente não investiam em guardar suas produções. A Record, por exemplo, só consolidou seu setor de arquivos na década de 90: ou seja, quase 40 anos após sua existência.
Em outros casos, os conglomerados midiáticos chegavam a reaproveitar fitas de gravação, o que fazia com que edições de programas e novelas fossem perdidas. Além disto, a existência de incêndios suspeitos eram comuns na época da ditadura.
Somando-se estes e outros fatores, há novelas que têm capítulos perdidos. A lista é grande, mas reservamos cinco exemplos clássicos. Acompanhe:
O Amor é Nosso!
Considerada um grande fiasco, O Amor é Nosso! tem poucos capítulos disponíveis no acervo da Globo. Portanto, jamais você poderá vê-la disponível no Globoplay algum dia. Rumores apontam que as fitas da novela teriam se perdido depois da fúria de executivos, diante do prejuízo causado pelo fiasco que a novela foi.
Veja também – Vamos faturar? Confira quais são as cinco novelas mais vendidas do mundo
Irmãos Coragem
A primeira versão de Irmãos Coragem, trama que consagrou o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes na teledramaturgia, tem poucos capítulos disponíveis. Com as cenas restantes no acervo, a Globo lançou em 2011 um compacto em um box de oito DVD’s.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Feijão Maravilha
Dificilmente, Feijão Maravilha se incluirá no projeto Originalidade do Globoplay. A iniciativa do streaming para resgatar novelas clássicas provavelmente encontrará dificuldades caso opte por relançar Feijão Maravilha. São poucos os capítulos disponíveis e comenta-se que as fitas restantes da novela estão em estado precário.
Veja também – Oito novelas brasileiras que ganharam o Emmy Internacional, o Oscar da TV mundial
Roda de Fogo
Um exemplo do problema anterior referente aos arquivos precários está em Roda de Fogo. O Globoplay insistiu em relançar a novela, porém descobriu que a mídia do capítulo 90 está completamente inviável. Com isto, você pode conferir o folhetim praticamente completo no streaming. Porém, a plataforma pula do capítulo 89 imediatamente para o 91.
Veja também – Cinco novelas que estão lacradas no arquivo da Globo e não vão sair tão cedo de lá
Alma Gêmea
Este caso é bastante curioso e destoa dos exemplos citados ao longo desta matéria. Afinal, Alma Gêmea é uma novela recente em comparação com os demais casos. O capítulo 3 do folhetim foi perdido e, durante uma reprise recente, a Globo precisou recorrer a uma mídia alternativa para não afetar a exibição normal da novela. Com isto, percebeu-se uma queda nítida na qualidade de imagem entre o capítulo 3 e os demais apresentados pelo Canal Viva.
Veja também – Desgosto e frustração: Galã em Pão-Pão, Beijo-Beijo, ex-global rejeita voltar para novelas