Em Chocolate com Pimenta, o casamento de Vivaldo (Fulvio Stefanini) e Jezebel (Elizabeth Savalla), motivado por interesse, será marcado por uma grande surpresa que resultará no maior barraco após o retorno inesperado de Bárbara (Lília Cabral).
No decorrer da trama, a vilã acaba descobrindo uma traição do seu marido com a manicure Márcia (Drica Moraes). Nesse meio tempo, a primeira-dama da cidade acabará se encantando pelo trapezista (Marcos Frota) do circo da cidade, que lhe faz uma proposta indecente, para que ela se torne uma profissional do circo e fuja junto com ele.
Assim, Bárbara se transformará, decidindo jogar tudo para o alto e indo em busca da sua felicidade no circo, fazendo o número da odalisca, na qual é serrada ao meio. Em certa ocasião, no entanto, o circo acabará pegando fogo e a vilã tem seus cabelos completamente queimados, mas acaba sendo dada como morta no incêndio.
Bárbara retorna para impedir casamento
Vivaldo, agora acreditando estar viúvo, poderia finalmente se casar com Márcia, mas o crápula decide unir forças com Jezebel e se casar com ela. Para se vingar de Vivaldo pelo que fez a sua prima, Ana Francisca (Mariana Ximenes) decide investigar melhor a suposta morte de Bárbara e acaba descobrindo que ela está viva.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Assim, a protagonista encontra a ex-primeira dama e consegue trazê-la de volta para a cidade bem no dia do casamento de Vivaldo e Jezebel. Bárbara irá ressurgir durante a cerimônia, completamente careca, e conseguirá sabotar o casamento dos vilões.
Vale ressaltar que a novela foi escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes, que interpretaram, respectivamente, Danilo e Ana Francisca. A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár.