Em Tieta, o tão esperado retorno de Tieta (Betty Faria) à Santana do Agreste traz à tona velhas mágoas e desperta reações intensas na cidade. Determinada a se vingar de todos que a humilharam no passado, a protagonista não mede esforços para confrontar aqueles que a fizeram sofrer, especialmente seu pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos).
Em uma visita à Tonha (Yoná Magalhães), Tieta pede uma conversa a sós com a mulher, o que irrita Zé Esteves. O patriarca, que sempre foi uma figura autoritária e abusiva, não aceita que a filha o desafie e logo começa uma discussão.
Furioso, ele ameaça agredir Tieta: “Abaixa o topete, senão eu quebro sua crista, sua desgramada”. Mas Tieta, sem medo, responde: “Tu pensa que pode me tratar como trata as outras?”.
A tensão aumenta quando Tonha tenta intervir, pedindo que a briga entre os dois termine. Mas Zé Esteves, ainda mais irritado, manda a esposa se calar e volta a ameaçar a filha: “Ousa desafiar teu pai? Eu arranco esse couro a cacetadas!”.
Tieta, porém, não se intimida e encara o pai com coragem, desafiando-o novamente: “Experimenta! Experimenta isso de novo que dessa vez vai ter o troco que merece”. Surpreso com a ousadia da filha e incapaz de intimidá-la, o velho recua, derrotado. “Se foi para isso que você voltou, para desafiar o teu pai, eu preferia que nunca mais botasse os pés nesta casa”, diz ele, já com os olhos marejados.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.