Cassia Kis deixou definitivamente a Globo após 34 anos de contrato. Seu último trabalho na emissora carioca foi na novela Travessia (2022), escrita por Gloria Perez, onde sua atuação foi bastante elogiada. Embora exista a possibilidade de a atriz retornar ao canal com um contrato por obra, ela já havia indicado em 2022 que planejava se afastar da carreira de atriz.
Em entrevistas, Cassia mencionou seu desejo de ter mais tempo para se dedicar à leitura e às atividades domésticas. “Quero voltar para a minha vida de mulherzinha dentro da casa, limpando banheiro, limpando casa, arrumando, cozinhando”, afirmou a atriz, mostrando um lado pessoal que contrasta com suas personagens complexas e intensas na televisão.
A saída de Cassia Kis da Globo também ocorre após a atriz ter seu nome envolvido em várias polêmicas, que afetaram sua relação com a emissora nos últimos anos. Em outubro de 2022, durante uma entrevista com a jornalista Leda Nagle, a atriz fez declarações consideradas homofóbicas. “Não existe mais homem e mulher, mas mulher com mulher e homem com homem, e homem com homem não dá filho, nem mulher com mulher. Como a gente vai fazer?”, disse ela, gerando uma onda de denúncias por parte de atores, atrizes e outros profissionais contratados da Globo.
Veja também: 12 anos depois: veja quatro atrizes do elenco de Cheias de Charme que já morreram
Além disso, Cassia Kis se posicionou de maneira controversa sobre a legalização do aborto no Brasil. Em um relato pessoal, ela comentou sobre um aborto que realizou nos anos 1980 e pelo qual se arrepende profundamente. “Ouvi falar que lá na Europa, que é tudo legalizado e espero que nos mantenhamos longe disso, eles fazem a mãe escutar o coração do bebê. Se tivesse ouvido o coração do meu filho na barriga, teria tido este filho que não tive. Eu matei o meu filho”, declarou a atriz.
A participação de Cassia Kis em uma manifestação a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 também gerou repercussão negativa para a famosa nos bastidores. A classe artística, que vinha criticando fortemente Bolsonaro, demonstrou uma antipatia crescente pela atriz, apesar do seu trabalho de destaque na TV.