Nem mesmo a noite de prazer que Petra (Debora Ozório) terá com Hélio (Rafael Vitti) servirá de calmante para ela em Terra e Paixão. Após se entregar ao loiro sóbria pela primeira vez, depois de ter saído da clínica de reabilitação, a garota será surpreendida por uma revelação do amado, que, por sua vez, decidirá abrir o jogo e confessar a ela que é filho biológico de Agatha (Eliane Giardini), além de expor ainda sua participação em um plano terrível armado pela vilã na trama de Walcyr Carrasco.
Isso, no entanto, a deixará bastante chocada, a ponto de fazer com que ela pegue o carro completamente atordoada e quase atropele o rapaz, que se colocará bem na frente do veículo na tentativa de impedi-la de sair por aí dirigindo. No final das contas, a morena não se machucará. Depois, a personagem de Debora Ozório será vista com as roupas todas sujas, sem calçado e aos prantos pelas ruas de Nova Primavera.
Na sequência, ela chegará a se sentar no chão e conseguirá se tranquilizar mais, até que ligará para sua terapeuta Marta (Kika Kalache), a qual aconselhará sua paciente a ouvir o que Hélio tem a dizer. Disposta a ceder, a filha de Irene (Glória Pires) marcará um encontro com o mentiroso. Na ocasião, o engenheiro pedirá desculpas a ela e também explicará que se apaixonou pela mesma de verdade.
Apesar de escutar todas as justificativas dele, a adolescente achará melhor terminar de vez a relação. “Quando eu ainda tava na clínica, eu jurei pra mim mesma que nunca mais colocaria outra pessoa acima do meu amor-próprio. Que ninguém estaria no centro da minha vida a não ser eu mesma. Você, Hélio, é a prova viva de que a gente não pode depositar a nossa existência na mão de qualquer um… Talvez eu vá embora de Nova Primavera, sim, mas eu vou sozinha. Agora, por favor, sai daqui e não me procure nunca mais”, finalizará ela.