Em Alma Gêmea, Agnes (Elizabeth Savala) finalmente irá abandonar o luto e mudar seu visual para se entregar a um novo romance. A viúva, que até então estava presa ao sofrimento pelas mortes do marido e da filha, se dá uma nova chance de ser feliz ao lado de Ciro (Michel Bercovitch).
Apesar de sentir uma forte atração por Ciro, Agnes tenta esconder seus sentimentos. No entanto, Ciro guarda um grande segredo: ele está na cidade para investigar e desmascarar Cristina (Flávia Alessandra). Acontece que, durante sua juventude, Cristina foi a responsável pela morte de um professor em sua escola, infernizando a vida do homem, que acabou tirando a sua própria vida. O professor era justamente o irmão de Ciro.
A verdade sobre Cristina vem à tona na reta final da história, mas Agnes também tem seus próprios segredos revelados. Serena (Priscila Fantin), ao resgatar memórias de Luna (Liliana Castro), descobre que a mãe da bailarina é atormentada por um forte sentimento de culpa.
No passado, já viúva, Agnes se envolveu com outro homem, mas o mau-caráter tentou estuprar Luna. Para se defender, Luna golpeou o agressor com uma pá, o que resultou em um inquérito policial e fez com que as duas se mudassem para Roseiral.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Essa tragédia, que precedeu a morte de Luna, é o principal motivo que fez Agnes se fechar para o amor. No entanto, Ciro, aos poucos, consegue amolecer o coração da mulher. Após a revelação de Serena, Agnes finalmente aceita que a protagonista é a reencarnação de Luna.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.