Após descobrir que Dionísio (Sérgio Mamberti) foi o responsável por matar seus avós durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), Ester (Grazi Massafera) mandará o nazista direto para o hospital em Flor do Caribe.
A partir do momento em que se deparar com o velho desmaiado em seu escritório, Alberto (Igor Rickli) procurará por ajuda médica e ainda ficará sabendo que isso tudo aconteceu depois que a loira discutiu com ele na mansão. Sendo assim, o vilão não pensará duas vezes antes de ir à procura da mulher na ONG.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Flor do Caribe
“Você sabe de onde é que eu tô vindo? Do hospital. O meu avô tá lá internado e muito mal. Ele ficou assim depois que você foi brigar com ele, depois dele ter demitido a Doralice [Rita Guedes]”, comunicará o antagonista. “Seu avô passou mal? Não me diga!”, provocará ela, na sequência.
“Eu encontrei o meu avô sem sentido no escritório. A gente teve que chamar uma ambulância, e ele não morreu por um milagre!”, rebaterá o cara de pau, que não saberá sobre o ocorrido com a família da ex-mulher no passado.
Em seguida, a neta de Samuel (Juca de Oliveira) reagirá com ironia: “E você veio até aqui exatamente pra quê? Pra pedir para eu rezar por ele?”, vai querer saber ela. “Eu não tô te reconhecendo, você tá falando de um jeito… Você tem noção do que você fez, ou você não entende nada do que eu falei aqui? O meu avô passou mal depois que você foi brigar com ele”, esbravejará o filho de Guiomar (Claudia Netto).
Veja também: Dionísio sequestra Samuel e o tortura; saiba como ele escapa
Sem medo e destemida, a protagonista baterá de frente com Alberto: “Do fundo do meu coração, eu espero que o seu avô sobreviva. Porque vai ser muito frustrante pra mim, principalmente pro meu pai, ver um nazista como ele sair impune dessa vida”, disparará.
O rival de Cassiano (Henri Castelli), por sua vez, ficará sem entender a fala da amada, que fará questão de explicá-lo: “Você não sabe? Te explico! Seu avô teve esse piripaque porque pela primeira vez ele sentiu a corda no pescoço dos crimes que ele cometeu durante a guerra. Com muita gente, com a minha família também”.
Ao final, a mãe de Samuca (Vitor Figueiredo) passará a ameaçar o empresário, bem como sua família, e mandará o recado: “Se por infelicidade ele não se recuperar, você vai ficar sabendo, Alberto, pelos jornais, pela televisão, o que eu disse ao seu avô e o deixou tão abalado. Ou melhor, sem chão. E, se realmente você não souber o que seu avô fez durante a guerra, os crimes que ele cometeu, você vai ficar sabendo junto com todo mundo”, avisará ela, nas cenas previstas para breve, na edição especial da sua novela das seis.