Em Paraíso Tropical, Antenor (Tony Ramos) vai surpreender todo mundo ao revelar um lado gentil e amigável que nunca havia sido visto antes. Seu objetivo com isso é ganhar o coração de Lúcia (Gloria Pires) e ter um filho com ela para conseguir um novo herdeiro, e assim evitar que Belisário (Hugo Carvana) fique com toda sua fortuna, caso ele morra antes do pai.
Antenor começará sua investida cortejando Lúcia de várias maneiras, incluindo pedir desculpas por possíveis conflitos e até fechando o Teatro Municipal, sabendo do amor dela pela música clássica. O clima entre os dois vai esquentar rapidamente quando ele a convida para passar um fim de semana na sua mansão em Paraty.
Lúcia demonstra sua educação e gentileza com os funcionários durante a estadia na mansão, ainda se recusando a ser tratada como “patroa”, mas Antenor já faz planos para o futuro com ela.
Antenor revela desejo de ter um filho com Lúcia
Ainda durante a viagem, o ricaço chega a revelar o seu desejo de ser pai novamente, relembrando que não conseguiu construir a família que desejava com sua ex-esposa, Ana Luísa (Renée de Vielmond), após a morte trágica do seu filho. Ele admite que sua vontade de ser pai renasceu desde que conheceu Lúcia.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Antenor declara seu amor por Lúcia no auge de sua paixão e os dois se entregam ao momento, consumando a relação pela primeira vez. Porém, o empresário não revelará para ela que a intenção de ter um filho é justamente para evitar que a sua herança fique com o pai, com quem tem uma relação conturbada.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.