Fazendo de tudo para salvar Isaura (Bianca Rinaldi) da cadeia e inocentá-la pela morte de Leôncio (Leopoldo Pacheco), Álvaro (Theo Becker), Tomásia (Mayara Magri) e Miguel (Jackson Antunes) decidiram investigar o verdadeiro assassino do vilão.
Com isso, o pai da protagonista e sua mulher decidem ir mais a fundo nas averiguações e se dirigirem ao local do crime a fim de acharem alguma pista acerca do episódio. Enquanto isso, Álvaro começará a desconfiar de André (Déo Garcez), pois na verdade eles não estiveram sempre juntos. Mesmo assim, ele fará de tudo para acreditar na inocência do rapaz.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Escrava Isaura
A partir daí, Álvaro e Geraldo (Caio Junqueira) passarão a ler os depoimentos dos suspeitos para tentar descobrir o verdadeiro assassino de Leôncio. Já no local do homicídio, Tomásia acabará encontrando um fio de cabelo branco e uma garrafa de rum. Porém, o que o casal não sabe é que Martinho (Cláudio Curi) e Francisco (Jonas Mello) estão os observando de longe.
Dias depois, para a surpresa de ambos, Tomásia e Miguel receberão um bilhete anônimo ameaçando-os de morte caso continuem investigando o assassinato de Leôncio. Muita coincidência, não acha? Mas o pior nisso tudo é que quando a mulher for dar seu testemunho o juiz irá reprovar as declarações da madrasta de Isaura. Não perca as emoções dos próximos capítulos de A Escrava Isaura, que vai ao ar de segunda a sexta, às 15h15, na Record TV.