A trama de Alma Gêmea, que ganha nova reprise no Vale a Pena Ver de Novo, já tem início de forma agitada e trágica, com a morte de Luna (Liliana Castro) após uma armação de Cristina (Flávia Alessandra).
O protagonista Rafael (Eduardo Moscovis) se apaixona à primeira vista pela bailarina, e os dois acabam se casando, mas isso desperta a inveja de Cristina, que é prima da mocinha. Revoltada por não ter sido a escolhida pelo rapaz, e nem ter conseguido herdar as joias da avó, Adelaide (Walderez de Barros), a vilã toma uma atitude radical.
Com a ajuda do bandido Guto (Alexandre Barillari), ela planeja roubar as joias usadas por Luna em sua primeira apresentação como bailarina principal no Teatro Municipal de São Paulo, e esse assalto acaba resultando em tragédia.
Luna morre durante assalto
Na saída do espetáculo, Guto surge armado e arranca as joias de Luna, mas Rafael tenta intervir, lutando contra o bandido, que consegue ficar de pé e atirar em direção ao mocinho. Porém, Luna se coloca à frente e é atingida em cheio no peito, causando desespero em todos, enquanto o bandido consegue fugir levando as joias.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Luna ainda é socorrida e levada às pressas ao hospital, onde passa por um procedimento cirúrgico, mas não consegue resistir, para desespero total de Rafael. Ao mesmo tempo, em uma aldeia longe dali, o espírito da jovem reencarna em Serena (Priscila Fantin), uma bebê indígena, que anos depois, encontrará Rafael e viverá um romance com ele.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador..